A IMPORTÂNCIA DOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTAS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO SUPORTE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11704

Palabras clave:

Tecnologias. Educação em saúde. Doenças crônicas.

Resumen

Objetivo: identificar na literatura os avanços da tecnologia em saúde e sua importância para os serviços de saúde, assim como para o tratamento de doenças, em especial, o AVC. Método: revisão integrativa, cujos critérios de elegibilidade dos artigos foram: corresponder aos descritores “Tecnologias”; “Educação em saúde” e “Doenças crônicas”, ser artigo de pesquisa; estar no idioma, português e inglês; estar disponível eletronicamente nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e as fontes de dados Scientific Eletronic Library onLine (SciELO) e ano de publicação referente ao período de 2010 a 2023. Resultados: encontraram-se 10 publicações. A análise ocorreu mediante leituras analítica e interpretativa sob a importância das intervenções em tecnolgias em determinados serviços de saúde e os benefícios dessas tecnologias utilizadas no processo de saúde. Considerações finais: Destacaram-se as tecnologias educativas nos cuidados de doenças crônicas, como essas ferramentas têm auxiliado positivamente na vida dos pacientes.

Biografía del autor/a

Catarina Vitória da Silva Nascimento, UNIFAVIPWYDEN

Graduada em Enfermagem. Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIPWYDEN) – Caruaru – PE. https://orcid.org/0009-0008-4210-420X.

Sidrayton Pereira do Nascimento, Estacio - IDOMES

Graduando em Medicina Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil https://orcid.org/0000-0002-6321-6138.

Najahra Lidianny Meneses de Oliveira, Universidad Central Del Paraguay

Graduando em Medicina. Universidad Central Del Paraguay – UCP – Paraguay. https://orcid.org/0009-0001-9565-0385.

Mayara de Lima, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0009-7602-6526.

Sandemax Pereira dos Santos, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-1617-5567.

Anna Jaielly Nunes Mateus, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0004-1778-6713.

Idernon Cândido Nascimento, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0007-4768-6213.

Rebeca Gomes Pedrosa, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7444-833X.

Lucas Phelipe Pereira Dantas Silva, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-6438-3870.

Adriano Rafael Targanski Nodari, Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila

Graduando em Medicina. Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila – PR. https://orcid.org/0009-0002-1869-8542.

Adriano Rafael Targanski Nodari, Universidade F. da Integração da América Latina – Unila

Graduando em Medicina. Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila – PR. https://orcid.org/0009-0002-1869-8542.

Maria Luiza Alencar Viana, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0004-1475-5110.

Rebecca Castro Queiroz, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-3974-1891.

Cyllo Yago de Miranda Hamilton Cerqueira Santos, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8782-0612.

 

Publicado

2023-11-01

Cómo citar

Nascimento, C. V. da S., Nascimento, S. P. do, Oliveira, N. L. M. de, Lima, M. de, Santos, S. P. dos, Mateus, A. J. N., … Santos, C. Y. de M. H. C. (2023). A IMPORTÂNCIA DOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTAS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO SUPORTE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 242–250. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11704