A INFLUÊNCIA DAS AQUAPORINAS 3 NO PROCESSO DE HIDRATAÇÃO DA PELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Aline Dantas Santos Universidade Salvador- UNIFACS
  • Dirlan Vitoria Ferrari de Sena Universidade Salvador- UNIFACS
  • Douglas Fernando Rambo Universidade Salvador- UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1169

Palavras-chave:

Aquaporinas. Hidratação. Cosmético. Pele.

Resumo

A manutenção da hidratação da pele tem sido um importante para as homens e mulheres, visando preservar uma aparência jovem, saudável e radiante. O processo de hidratação ocorre tanto por mecanismos naturais do organismo como pela ingestão de água. Um dos aspectos cruciais da hidratação da pele é o transporte de água das camadas mais profundas, como a derme, para a epiderme, sendo esse processo facilitado pelos canais de proteínas presentes nos queratinócitos. As aquaporinas 3 são canais de proteínas específicos responsáveis por esse transporte de água através das camadas da pele, localizados na membrana plasmática dos queratinócitos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a influência das aquaporinas 3 no processo de hidratação da pele. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo baseado em artigos científicos publicados a partir de 2010, utilizando as bases de dados eletrônicos PubMed e Google Acadêmico. Foram consultados artigos originais e de revisão relacionados ao tema das aquaporinas. A revisão da literatura revelou que a descoberta dos canais de aquaporinas 3 trouxe importantes contribuições para o entendimento dos mecanismos envolvidos na hidratação da pele, promovendo um aspecto saudável por meio do transporte de água mediado por esses canais. Além disso, verificou-se um avanço significativo na tecnologia cosmética, com a necessidade de desenvolver princípios ativos que atuem na manutenção desses canais, aumentando sua expressão e atividade na membrana celular, restaurando assim a hidratação da pele e revitalizando-a. Concluiu-se que as aquaporinas 3 desempenham um papel significativo na hidratação da pele, mas é necessário o uso de ativos que favoreçam sua presença nas células cutâneas, melhorando assim a hidratação, especialmente em casos de envelhecimento cutâneo.

Biografia do Autor

Aline Dantas Santos, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduação em Farmácia. Instituição de Ensino: Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: aline_dantas1@hotmail.com.

Dirlan Vitoria Ferrari de Sena, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduação em Farmácia. Instituição de Ensino: Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: dirlanferrari@gmail.com.

Douglas Fernando Rambo, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduado Farmacêutico Industrial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2018) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; atuando nas áreas de química de produtos naturais, desenvolvimento e validação de métodos analíticos para controle de qualidade de matéria-prima vegetal. Atuou como colaborador na elaboração /revisão de monografias de plantas medicinais para a Farmacopeia Brasileira (ANVISA). Foi professor na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim/RS) e no Centro Universitário FADERGS (Porto Alegre/RS). Atualmente é Coordenador do Curso de Farmácia e do Curso de Estética e Cosmética na Universidade Salvador (UNIFACS - BA) e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacognosia, Química de Produtos Naturais, Controle de Qualidade, Farmacologia e Cosmetologia. E-mail: douglas.rambo@unifacs.br.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Santos, A. D. ., Sena, D. V. F. de ., & Rambo, D. F. . (2021). A INFLUÊNCIA DAS AQUAPORINAS 3 NO PROCESSO DE HIDRATAÇÃO DA PELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 997–1010. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1169