DIREITO COLETIVO DO TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AO DISSÍDIO COLETIVO

Autores/as

  • Guilherme Dias Silva Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg
  • Adriano de Oliveira Resende Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11492

Palabras clave:

Convenção coletiva. Dissídio coletivo. justiça do trabalho.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo a obtenção de maior conhecimento acerca  do instituto do dissídio coletivo, este que por sua vez é um importante mecanismo de resolução de conflitos na justiça do trabalho, sendo assim, o presente artigo busca muito mais que apenas conceituar o tema, e sim trazer informações que permitam o claro entendimento da funcionalidade dessa ação na vida cotidiana e como a justiça atua de maneira a abranger determinados pontos cuja a norma não pode alcançar. As convenções coletivas surgiram com o objetivo de melhorar as condições de trabalho através da negociação direta com os empregadores por meio dos sindicatos, contudo, é normal ocorrer discordâncias quanto aos termos firmados, e é nesse conflito de ideias que os dissídios coletivos ganham foco, assim, estudaremos mais sobre essa tão importante demanda judicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Dias Silva, Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg

Graduando do Curso de Direito- Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg.

Adriano de Oliveira Resende, Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg

Orientador do Curso de Direito- Universidade de Gurupi Tocantins – Unirg. Especialista em Direito Empresarial e Trabalhista pela Uniamérica e Direito Civil e Processo Civil pela Unitins.

Publicado

2023-10-24

Cómo citar

Silva, G. D., & Resende, A. de O. (2023). DIREITO COLETIVO DO TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AO DISSÍDIO COLETIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3784–3794. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11492