SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Maria Helena de Castro Universidade Del Sol, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10758

Palabras clave:

Indisciplina. Aluno. Ensino Fundamental. Disciplina. Professor.

Resumen

O presente artigo objetiva tecer reflexões sob à luz da rediscussão da realidade de alunos   do 3º ano do Ensino Fundamental quanto à indisciplina e sobre os problemas causados nas séries iniciais. Assume como objetivos específicos: a) conceituar disciplina e indisciplina escolar, apresentando conceitos e considerações relevantes sobre o tema; b) refletir sobre o processo de disciplinarização no contexto escolar, apresentando a realidade da escola diante das atitudes indisciplinares dos alunos; c) investigar como os professores compreendem a realidade da indisciplina cometida por alunos do 3º. ano do Ensino Fundamental, coletando informações dos próprios professores acerca dos atos de indisciplina cometidos pelos alunos. A justificativa para a escolha do tema pauta-se, inicialmente, pelo conhecimento dessa realidade e pela necessidade constante de estudos e análises acerca das posturas indisciplinares dos alunos desde o início de sua trajetória educacional. Nesse sentido é  preciso que a escola, na pessoa de seus segmentos escolares, reflita sobre a realidade do aluno e de sua predisposição em aprender. O tema indisciplina é muito complexo, pois existem múltiplas causas, uma vez que articula várias dimensões. Além disso, assume formas diferentes em nossa sociedade atual, formas que não  existiam em sociedades de tempos passados. Por muito tempo os pais levavam seus filhos à escola, as mães cuidavam das tarefas de casa dos seus filhos, ajudando-os nos deveres, e eles eram submissos aos pais e aos professores. Esse modelo de contexto familiar pode caracterizar um elemento que o aluno não compreende e a escola é o local em que o aluno apresenta sua inconformidade com o modelo familiar do qual faz parte. Diante desta problemática, surge a pergunta: o que pode causar a indisciplina na sala de aula? Para responder a essa pergunta buscou-se auxílio nos seguintes teóricos: Aquino (2001); Antunes (2005); Tiba (2006); Foucault (2007) e Vasconcellos (2009) entre outros. Investigando a temática mais particularmente fez-se uso do objeto de pesquisa, uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista com uma amostra de 10 professores,sendo possível reconhecer a temática e consolidar as informações referentes  aos autores consultados. Considera-se que estudos de natureza exploratória para com o tema da indisciplina escolar devem ser mantidos, no sentido de que, sempre que for preciso uma intervenção para melhoria do clima escolar, a escola tenha isso efetivamente realizado, a partir de uma reflexão prévia sobre suas ações e tomadas de decisão de minimização e erradicação da indisciplina escolar.

Biografía del autor/a

Maria Helena de Castro, Universidade Del Sol, Paraguay

Professora da rede Municipal de Ensino Público de Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol, Paraguay, Assuncion.

Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Castro, M. H. de. (2023). SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1674–1697. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10758