ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Aryane Lucia da Silva Aguiar de Oliveira Centro Universitário do Vale do Ipojuca
  •  Eronilson Benício Batista da Silva Faculdade Anhanguera
  • Maria Aduclecia de Lima Centro Universitário Tabosa de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.10743

Palabras clave:

Câncer; Oncologia; Farmácia clínica.

Resumen

O câncer é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo e sua  terapia tornou-se altamente especializada e bem avançada nos últimos anos. Objetivo: O  presente estudo tem como objetivo analisar o impacto de intervenções farmacêuticas no  tratamento de pacientes oncológicos, tendo como foco aspectos relacionados às dimensões de  orientação e atenção farmacêutica. Materiais e Métodos: Esta revisão contemplou artigos  publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO e PubMed. Foram consideradas as  publicações em português e inglês, no período de 2012 a 2022. Utilizou o operador booleano  “and” e Descritores em Ciências de Saúde (DeCS) em inglês e português, sendo estes “Cuidado  farmacêutico” e “Oncologia” e “Farmacêutico clínico” e “Câncer”. Foram excluídos artigos de  revisão sistemática, revisão de literatura. Resultados: 12 artigos foram selecionados para esta  revisão sistemática. Os estudos analisados em suas conclusões comprovam a necessidade da  inserção do profissional farmacêutico na equipe de atenção ao câncer. Conclusão: A  participação do farmacêutico na equipe de atenção cuidados oncológicos é eficiente e  proporciona a otimização do tratamento farmacoterapêutico de pacientes, aumentando a adesão  ao tratamento, reduzindo problemas relacionados ao medicamento (PRMs) e auxiliando para a  melhoria da qualidade de vida.

Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Oliveira, A. L. da S. A. de, Silva, EronilsonB.B.da, & Lima, M. A. de. (2024). ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(2), 79–88. https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.10743