EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: AÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10720

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Inclusão.

Resumen

A Educação Especial tem um importante aspecto na sociedade cada vez mais moderna que vem surgindo, servindo como um duplo papel para o complemento do ensino regular, democratizando o ensino para aqueles que por vezes não tiveram como usufruir da educação regular; por outro lado, perpetua a segregação escolar, onde o ensino regular silenciosamente continua sua ação seletiva, sendo uma mão de duas vias, pois seu papel como meio de inclusão, passa a ser distorcido e utilizado como meio de separação e seleção dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender a educação especial e inclusiva por meio de ações e práticas pedagógicas. Sendo assim, se aplicou uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo documental. As práticas inclusivas baseiam-se na premissa de que os sistemas educativos e as escolas assumem a responsabilidade de organizar o currículo e o ensino em torno de um grupo diversificado de alunos de forma a que o ambiente de aprendizagem seja adequado aos recursos inerentes aos alunos. Todos os alunos trazem valiosos recursos e experiências para a sala de aula. Esses recursos são seus talentos, pontos fortes e habilidades, construídos com base em sua experiência, conhecimento e crenças pessoais. Os professores que entendem os recursos de seus alunos podem sintonizar melhor seu ensino com os recursos que os alunos trazem para a sala de aula. Embora a educação inclusiva inclua crianças de grupos sociais desfavorecidos, dotados e talentosos linguisticamente e minorias étnicas; este artigo se concentra especificamente em crianças com deficiência. Um dos maiores desafios no desenvolvimento de práticas inclusivas para crianças é compreendê-las em termos de seu contexto social e necessidades. Nesse sentido, os professores têm um papel importante. Como professor, é preciso compreender o contexto social, cultural e regional em que os alunos crescem e aceitam a diversidade humana. Uma das qualidades mais importantes que se deve desenvolver na educação inclusiva é ser humano e atender aos requisitos da educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB e do MBA em Educação Especial da Faculdade Iguaçu.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5978999436523962 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Jovelina Noêmia Jô de Carvalho, Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos

Pós-Dra. Em Ciências Técnicas (Administração, Recursos Humanos e Gestão) pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos/Cuba, reconhecimento no Brasil pela UNB como Doutora em Educação; Mestre em Letras pela PUC Minas; Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela Unileste. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019403198550098.

Publicado

2023-04-24

Cómo citar

Souza, L. B. P., & Carvalho, J. N. J. de. (2023). EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: AÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1453–1471. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10720