A POLÍTICA PÚBLICA DO FUNDEB EM AÇÃO

Autores/as

  • Clareana Maria Guimarães Franco Universidade Federal do Estado do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10601

Palabras clave:

Políticas Públicas. Educação. Gestão Pública.

Resumen

Em resposta às necessidades descritas por pesquisadores referentes a educação ao longo de anos, como escolas inadequadas para crianças e adolescentes, fuga escolar, altas taxas de repetência, baixo rendimento, o Brasil desenvolveu políticas públicas e nos últimos anos ampliou as ações em busca da solução dos problemas mencionados. O principal objetivo deste estudo é investigar o impacto da gestão pública urbana no financiamento do FUNDEB. Os métodos utilizados para a realização deste estudo foram revisão de literatura, qualitativa e descritiva. Portanto, dada a relevância do tema, este artigo foi desenvolvido a fim de melhor explicar a política pública da educação em ação.

Biografía del autor/a

Clareana Maria Guimarães Franco, Universidade Federal do Estado do Tocantins

Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Tocantins -UFT (2022-2024). Especialista pós-graduada em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Previdenciário pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP (2012-2014) e Especialista pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF (2021-2022). Graduada em Direito pela Faculdade de Educação Santa Terezinha - FEST (2012). Aprovada no VIII exame da Ordem dos Advogados do Brasil, habilitada em (2012). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal e Gestão Publica, desenvolvendo trabalhos e estudos nessas áreas. Após período de dedicação e aprimoramento profissional assumiu o cargo de Assessor Jurídico no Ministério Público do Estado do Maranhão (2013 até o momento).

Publicado

2023-08-07

Cómo citar

Franco, C. M. G. (2023). A POLÍTICA PÚBLICA DO FUNDEB EM AÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 364–377. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10601