EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA, AERÓBICO E CONCORRENTE NA FORÇA MUSCULAR E COMPOSIÇÃO CORPORAL

Autores/as

  • Carlos Alberto de Souza Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10476

Palabras clave:

Composição corporal. Hipertrofia. Treinamento físico.

Resumen

Objetivo: Comparar as alterações geradas pelo treinamento de força, aeróbico e concorrente em homens e mulheres na composição corporal e também na força muscular, sejam esses indivíduos iniciantes no treinamento ou não. Métodos: Este estudo trata-se de revisão integrativa e utilizou artigos de revisão e experimentais. Estes foram escolhidos pelo tema e conteúdo. Foram excluídos artigos que não se enquadrassem com o tema proposto, seja por não abordarem nenhum dos treinamentos citados ou/e por não estarem relacionados com nenhuma outra variável aqui abordada Resultados: Com base nos artigos aqui expostos pode ser visto que todos os treinamentos aqui abordados são eficazes em alterar a composição corporal, e que o treinamento de força e o concorrente também são efetivos em alterar positivamente a força muscular. Considerações finais: Considera-se que o treinamento de força e o concorrente são mais eficazes em alterar significativamente a massa gorda, percentual de gordura que o treinamento aeróbico, e o treinamento de força é mais eficiente nas melhorias relativas à força, hipertrofia do que os outros treinamentos.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto de Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé) Pós-graduação em cinesiologia (Universidade Braz Cubas); Pós-graduação em biomecânica (Universidade Braz Cubas); Pós-graduação em treinamento físico (Universidade Braz Cubas); Graduado em educação física (Universidade Estácio de Sá).

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

Souza Filho, C. A. de. (2023). EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA, AERÓBICO E CONCORRENTE NA FORÇA MUSCULAR E COMPOSIÇÃO CORPORAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2965–2977. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10476