O USO DO MAPA PARTICIPATIVO, PARA ELEGER POSSIBILIDADES DE MELHORIA NO RAMAL BOM DESTINO KM 19, LOCALIZADA NA CIDADE DE MANAUS, AM

Autores/as

  • Elizabete Menezes de Lima Escola Laviniense Ensino Integrado
  • Matheus Frota Guimaraes de Melo Escola Laviniense Ensino Integrado
  • Natália Jacob Ferreira Escola Laviniense Ensino Integrado
  • Sandra Lauana Gomes Soares Escola Laviniense Ensino Integrado
  • Clodoaldo Matias da Silva Escola Laviniense Ensino Integrado

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10455

Palabras clave:

Mapa Participativo. Ramal Bom Destino. Melhoria Ambiental.

Resumen

O estudo intitulado “O uso do mapa participativo para eleger possibilidades de melhoria no ramal Bom Destino km 19, localizada na cidade de Manaus, AM” analisa o uso do mapeamento participativo para mapear e identificar problemas e possíveis soluções a serem abordadas em uma determinada área. O estudo foi realizado na subárea de Manaus, no km 19 do ramal Bom Destino, no início do segundo semestre de 2023. O objetivo desta pesquisa foi compreender as possibilidades de melhoria que pudessem ser geradas através do uso do mapeamento participativo para o ramal objeto desse estudo. O método de pesquisa utilizado foi uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados utilizou técnicas como questionários e técnicas de observação. A análise quantitativa envolveu a contagem dos itens em particular, enquanto a análise qualitativa envolveu a codificação dos dados e a identificação de padrões. Com a análise dos dados obtidos através do mapeamento participativo, foi possível identificar as condições inadequadas do ramal Bom Destino km 19 em Manaus e as soluções propostas por seus habitantes para solucionar e melhorar as diversas problemáticas, além de gerar estratégias de melhoria para os serviços/equipamentos da região, alcançando assim o objetivo proposto. Em suma, este estudo concluiu que o uso do mapeamento participativo é uma ferramenta útil para se mapear e identificar as soluções para os problemas presentes na região de Manaus.

Biografía del autor/a

Elizabete Menezes de Lima, Escola Laviniense Ensino Integrado

Discente da Escola Laviniense Ensino Integrado. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-3752-599X.

Matheus Frota Guimaraes de Melo, Escola Laviniense Ensino Integrado

Discente da Escola Laviniense Ensino Integrado. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1577-5517. 

Natália Jacob Ferreira, Escola Laviniense Ensino Integrado

Discente da Escola Laviniense Ensino Integrado. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4740-0478. 

Sandra Lauana Gomes Soares, Escola Laviniense Ensino Integrado

Discente da Escola Laviniense Ensino Integrado. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-4160-7612.

Clodoaldo Matias da Silva, Escola Laviniense Ensino Integrado

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3923-8839. 

Publicado

2023-07-28

Cómo citar

Lima, E. M. de, Melo, M. F. G. de, Ferreira, N. J., Soares, S. L. G., & Silva, C. M. da. (2023). O USO DO MAPA PARTICIPATIVO, PARA ELEGER POSSIBILIDADES DE MELHORIA NO RAMAL BOM DESTINO KM 19, LOCALIZADA NA CIDADE DE MANAUS, AM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 3220–3233. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10455