BIPOLARIDADE DECORRENTE DO ABUSO SEXUAL INFANTIL

Autores/as

  • Ana Paula de Lira Araújo Faculdade Franssinetti do Recife
  • Katarine da Costa Monteiro Faculdade Franssinetti do Recife
  • Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino Faculdade Franssinetti do Recife
  • Victória de Oliveira Barros Faculdade Franssinetti do Recife

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10168

Palabras clave:

Abuso sexual infantil. Transtorno bipolar. Terapia Cognitiva Comportamental.

Resumen

O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender como uma criança abusada sexualmente pode desenvolver o transtorno bipolar, analisando os impactos do abuso sexual na infância, compreendendo como a partir da bipolaridade os sintomas se apresentam, e a ação do psicólogo na abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) diante do abuso sexual infantil. O método utilizado no presente trabalho é de cunho qualitativo, pois se baseia em pesquisas bibliográficas para compor o seu desenvolvimento a respeito do tema abordado. É analisado que o abuso sexual infantil pode potencializar os sintomas da bipolaridade precoce na criança. A ação do psicólogo na abordagem TCC utilizando no contexto de abuso sexual infantil vem com o objetivo produzir uma mudança cognitiva no emocional da vítima, potencializando a vítima através dos mecanismos de aprendizados cognitivos a recolocar em seu curso de vida natural, tendo como de grande importância o apoio da família para com a criança abusada sexualmente.  

Biografía del autor/a

Ana Paula de Lira Araújo, Faculdade Franssinetti do Recife

Psicóloga, especialista em psicologia no âmbito da saúde mental pela Faculdade Franssinetti do Recife, Formação em Terapia Cognitiva Comportamental. 

Katarine da Costa Monteiro, Faculdade Franssinetti do Recife

Psicóloga formada na abordagem da Gestalt-terapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS, com experiências na atuação da psicologia clínica e social. Se aproxima das discussões de gênero e saúde mental. Especializanda em Avaliação Psicológica. 

Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino, Faculdade Franssinetti do Recife

Especializanda em Avaliação Psicológica  pela  Faculdade  Frassinetti  do Recife – FAFIRE. Graduada em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas –ESUDA. Formada em Recursos Humanos, pela Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda- FACOTTUR. 

Victória de Oliveira Barros, Faculdade Franssinetti do Recife

Pós-graduada em Psicologia no âmbito da saúde mental pelo Centro universitário Frassinetti do Recife - UNIFAFIRE e Graduada em psicologia pelo Centro universitário Frassinetti do Recife – UNIFAFIRE. 

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Araújo, A. P. de L., Monteiro, K. da C., Cursino, M. I. de O. M., & Barros, V. de O. (2023). BIPOLARIDADE DECORRENTE DO ABUSO SEXUAL INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1697–1706. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10168