BNCC E A LEITURA: CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-REFLEXIVO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: CONEXÃO E USO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10124Palabras clave:
Leitura. Livro didático. BNCC.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da primeira unidade do livro didático Português: conexão e uso - 6º ano, verificando se as questões apresentadas contribuem para o desenvolvimento de uma leitura crítico-reflexiva, em que o aluno leia não só do que está explícito no texto, mas questione sua realidade e faça uma reflexão sobre o mundo em que vive. Como referencial teórico sobre a leitura, foram utilizados autores como: Freire (1987), Martins (1992), Kleiman (1999) e Castela (2011). Além desses autores, será apresentado brevemente o eixo leitura na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com esta breve análise, pode-se perceber que o material didático insere, nas suas propostas de atividades, tópicos e problematizações relevantes para a vivência do aluno, a exemplo do preconceito, do bullying e do respeito, contribuindo para a construção de um sujeito crítico-reflexivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY