BNCC E A LEITURA: CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-REFLEXIVO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: CONEXÃO E USO

Autores/as

  • Nayra de Paiva Oliveira UNIOESTE
  • Diego do Carmo UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10124

Palabras clave:

Leitura. Livro didático. BNCC.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da primeira unidade do livro didático Português: conexão e uso - 6º ano, verificando se as questões apresentadas contribuem para o desenvolvimento de uma leitura crítico-reflexiva, em que o aluno leia não só do que está explícito no texto, mas questione sua realidade e faça uma reflexão sobre o mundo em que vive.  Como referencial teórico sobre a leitura, foram utilizados autores como: Freire (1987), Martins (1992), Kleiman (1999) e Castela (2011). Além desses autores, será apresentado brevemente o eixo leitura na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com esta breve análise, pode-se perceber que o material didático insere, nas suas propostas de atividades, tópicos e problematizações relevantes para a vivência do aluno, a exemplo do preconceito, do bullying e do respeito, contribuindo para a construção de um sujeito crítico-reflexivo.

Biografía del autor/a

Nayra de Paiva Oliveira, UNIOESTE

Doutoranda em Letras (UNIOESTE).  

Diego do Carmo, UNIOESTE

Doutorando em Geografia (UNIOESTE). 

Publicado

2023-06-02

Cómo citar

Oliveira, N. de P., & Carmo, D. do. (2023). BNCC E A LEITURA: CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-REFLEXIVO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: CONEXÃO E USO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3366–3384. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10124