AUTOMEDICAÇÃO DE ANOREXÍGENOS E SEUS EFEITOS COLATERAIS

Autores

  • Thays Alves da Silva Universidade Iguaçu – UNIG
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu- UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9556

Palavras-chave:

Anorexígenos. Automedicação. Efeitos colaterais. Uso indiscriminado de medicamentos. Atenção farmacêutica.

Resumo

A obesidade é uma patologia que atualmente apresenta um dos maiores problemas nutricionais podendo acarretar no desenvolvimento de diversas injurias à saúde. O tratamento desta consiste na mudança de hábitos diários e alimentares ou, em alguns casos, no uso de medicamentos anorexígenos. Esses medicamentos, além do tratamento da obesidade, também estão relacionados a fatores como a insatisfação corporal e dos padrões impostos pela sociedade. O presente artigo tem, como finalidade, apresentar os perigos e efeitos colaterais no uso contínuo de inibidores de apetite, conhecidos como anorexígenos e atuam diretamente no sistema nervoso central, proporcionando a impressão de saciedade e consequentemente diminuindo o apetite, porém, apresentam riscos e efeitos colaterais que são negligenciados pelos indivíduos, pois seu objetivo está direcionado apenas à perda de peso, não se atentando para as consequências a sua saúde física, mental e psicológica ao utilizar, de maneira irracional, estes fármacos.

Biografia do Autor

Thays Alves da Silva, Universidade Iguaçu – UNIG

Graduação em Farmácia pela Universidade Iguaçu – UNIG, nova Iguaçu, RJ.

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu- UNIG

Professor Orientador do curso de Farmácia pela Universidade Iguaçu- UNIG, nova Iguaçu, RJ.

 

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu – UNIG

Docente do curso de Farmácia- Universidade Iguaçu, UNIG. 

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Silva, T. A. da, Baiense, A. S. R., & Andrade, L. G. de. (2023). AUTOMEDICAÇÃO DE ANOREXÍGENOS E SEUS EFEITOS COLATERAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1828–1845. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9556