PANORAMA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS

Autores

  • Francinete Ribeiro Ferreira Fonsêca Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Elisangela Inocencio Matos Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9239

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Básica. Tocantins.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as ações de inclusão escolar na Educação Básica do Tocantins, respondendo às exigências da disciplina de currículo e diversidade do curso de mestrado em educação, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. Ressaltamos que, no Brasil, as principais ações governamentais, relacionadas ao tema de inclusão escolar, surgiram a partir da década de 1990. Partindo das principais discussões e legislações que fornecem as diretrizes sobre a inclusão no Brasil, buscamos detectar e analisar como ocorre o atendimento inclusivo na rede de ensino do Tocantins, além de identificar, por meio do Censo Escolar – Educação Especial/2020, a situação quantitativa do atendimento a esse público. Mediante o estudo de pesquisas que se dedicaram ao assunto, principalmente o Censo de 2020, pretende-se colaborar no incentivo e alerta para a necessidade de combater a exclusão social em todos os seus âmbitos, na perspectivado do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n° 4 (ODS-4), no qual se recomenda a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. 

Biografia do Autor

Francinete Ribeiro Ferreira Fonsêca, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em educação (UFT).  Graduada em Letras (UNITINS).

Elisangela Inocencio Matos, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Dra em Filosofia (UFSCAR), professora da disciplina Currículo e Diversidade do Mestrado em Educação (PPGE).  

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Fonsêca, F. R. F., & Matos, E. I. (2023). PANORAMA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 549–561. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9239