A VIOLÊNCIA OCULTA POR TRÁS DA DITA INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Deise Birk Fernandes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jordana Cristiana Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8263

Palavras-chave:

Violência. Direitos Humanos. Educação Inclusiva.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é promover atividades enfrentamento e prevenção do bullying que envolvam os alunos atendidos na sala de recurso, os alunos das salas regulares além de professores e equipe diretiva, estimulando a criação de uma rede de apoio a alunos vítimas de bullying. O projeto tem por pretensão minimizar as ações de violência ocasionadas na escola, principalmente contra pessoas com deficiência, espera-se que o corpo docente e os alunos compreendam a importância de respeitar as diferenças e valorizar a potencialidade das pessoas com deficiência no âmbito social. A partir disto, que o professore possa tornar-se facilitador das aprendizagens e do ambiente acolhedor, criando estratégias para desenvolver habilidades e o mais importante, a empatia entre todos. E que os alunos consigam estabelecer parcerias uns com os outros, respeitando o outro em sua subjetividade. Espera-se que por meio deste projeto de intervenção tanto a equipe diretiva, quanto professores e alunos tenham condições de desenvolver habilidades necessárias para atuarem de maneira eficaz na resolução de conflitos ocorridos no ambiente escolar com a rede de apoio. E ainda que possam se reconhecer como parte importante deste processo, articulando ações que proporcionem uma verdadeira transformação em seu contexto.

Biografia do Autor

Deise Birk Fernandes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Jordana Cristiana Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Fernandes, D. B. ., & Rodrigues, J. C. . (2023). A VIOLÊNCIA OCULTA POR TRÁS DA DITA INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 508–521. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8263