A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS EM ESCOLAS COMUNS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

  • Silvani Carlotto Faculdade Invest de ciências  e Tecnologias
  • Márcia Regina de Assis Danelichem Fael
  • Marinir de Assunção Peixoto Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7298

Keywords:

Autismo. Escola. Professores.

Abstract

A inclusão do autista depende de diversos fatores como escola, família, sociedade, mas também do conhecimento sobre o autismo. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar se há possibilidades de inclusão de um aluno autista na sala de aula da escola pública. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com autismo na sala de aula regular. Com esses dados, buscamos analisar as circunstâncias que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas turmas da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inclusão desses alunos na sala de aula comum, na qual a maioria dos alunos não possui tais necessidades. Vê-se que essa situação impacta nas possibilidades de interação, comunicação e construção do conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a inexistência de um território comum, com consequências para a explanação de ideias e diálogo autêntico, principalmente porque a escola e os professores não estão preparados para atender a esses alunos. A escola, ao longo de sua história, caracterizou-se pela visão de que a escolarização é privilégio de um grupo, ao mesmo tempo em que gerou uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais da ordem social. A partir do processo de democratização da educação, identificou-se essa inclusão/exclusão, quando os sistemas educacionais ampliam o acesso, mas continuam a excluir indivíduos e grupos considerados fora do padrão escolar normal, como os alunos autistas.

Author Biographies

Silvani Carlotto, Faculdade Invest de ciências  e Tecnologias

Especialista em Educação Infantil e séries iniciais. LIcenciatura em Pedagogia. Faculdade Invest de ciências  e tecnologias.Cuiabá MT E-mail: silvacarlotta@hotmail.com

Márcia Regina de Assis Danelichem, Fael

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael, no ano de 2021. Licenciatura em Pedagogia pela Fael - PR, ano de 2017. Licenciatura em Letras - Português pela Fael - PR no ano de 2019.E-mail: marcia.danelichen@gmail.com

Marinir de Assunção Peixoto, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduação/ Licenciatura em Pedagogia, ano 2015. Promovida pela Universidade Anhanguera -UNIDERP.  Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil, ano 2021. Promovida pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. E-mail: marinir_peixoto@homail.com

Published

2022-11-03

How to Cite

Carlotto, S. ., Danelichem, M. R. de A. ., & Peixoto, M. de A. . (2022). A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS EM ESCOLAS COMUNS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1883–1892. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7298