A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS EM ESCOLAS COMUNS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7298Keywords:
Autismo. Escola. Professores.Abstract
A inclusão do autista depende de diversos fatores como escola, família, sociedade, mas também do conhecimento sobre o autismo. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar se há possibilidades de inclusão de um aluno autista na sala de aula da escola pública. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com autismo na sala de aula regular. Com esses dados, buscamos analisar as circunstâncias que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas turmas da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inclusão desses alunos na sala de aula comum, na qual a maioria dos alunos não possui tais necessidades. Vê-se que essa situação impacta nas possibilidades de interação, comunicação e construção do conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a inexistência de um território comum, com consequências para a explanação de ideias e diálogo autêntico, principalmente porque a escola e os professores não estão preparados para atender a esses alunos. A escola, ao longo de sua história, caracterizou-se pela visão de que a escolarização é privilégio de um grupo, ao mesmo tempo em que gerou uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais da ordem social. A partir do processo de democratização da educação, identificou-se essa inclusão/exclusão, quando os sistemas educacionais ampliam o acesso, mas continuam a excluir indivíduos e grupos considerados fora do padrão escolar normal, como os alunos autistas.
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