CONTRIBUIÇÕES DE ANÍBAL QUIJANO PARA O DEBATE SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL

Autores

  • Luiz Henrique Gamboa Marques Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5121

Palavras-chave:

Colonialidade do poder. Anibal Quijano. Racismo.

Resumo

O objetivo deste ensaio é apontar as contribuições do conceito de colonialidade do poder, cunhado por Aníbal Quijano, para a reflexão sobre relações étnico-raciais no Brasil. Iniciaremos nossa discussão apresentando brevemente a trajetória dos estudos do grupo de pesquisa M/C (Modernidade e Colonialidade), seus principais autores e temas por eles abordados. Assinalaremos, também, os principais aspectos do pensamento de Quijano, ressaltando o conceito de colonialidade do poder, e por fim, indicaremos possíveis contribuições do pensamento do autor para o debate atual acerca das relações étnico-raciais no Brasil.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Gamboa Marques, Universidade Federal da Bahia

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Ciências Criminais pela CESREI Faculdades. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. E-mail: lhgamboa2011@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Marques, L. H. G. . (2022). CONTRIBUIÇÕES DE ANÍBAL QUIJANO PARA O DEBATE SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1103–1113. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5121