INTERDISCIPLINARY DIDACTIC SEQUENCE FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL FOCUS ON CORONA VIRUS

Authors

  • Nadia Pinto Omari Mattos Universidade do Grande Rio
  • Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis da Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5118

Keywords:

Remote classes. Natural sciences. Teacher training.

Abstract

This work aims to deal with the Didactic Sequence (DS), its elaboration and application within the current context of the coronavirus pandemic (COVID-19), which had a resulting impact on all areas of society, as well as on education. all around the world. The discussion of educational concepts, such as the production methodology and approach of an SD, can be used to contribute to the training of teachers in the early years of teaching, using technological tools applied to remote teaching, with the presentation of results that provide the interaction of students in the elaboration of interdisciplinary activities. It is noticeable that such digital devices, in line with SD methodologies, in a virtual educational environment, such as in remote classes, favor student participation, especially in a time of social distancing. The development of the work was carried out through a qualitative literature review. In order for quality learning to be achieved, an effective presentation of a very well-engineered, structured and carried out SD is necessary.

Author Biographies

Nadia Pinto Omari Mattos, Universidade do Grande Rio

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio ( Unigranrio). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e especialização em metodologia de ensino (UERJ-1997). Na prefeitura do RJ as experiências mais recentes foram no cargo de Coordenadora pedagógica, diretora adjunta e diretora geral até a presente data. Com experiência na área de Educação com o magistério das disciplinas pedagógicas, para o curso normal, lecionando na rede estadual de ensino. Professora Tutora do Núcleo de Educação à Distância ( NeaD) da Universidade Unigranrio na área pedagógica. A inclusão é o foco de todo trabalho realizado na área pedagógica, onde projeto minha visão/experiência para o aprendizado de vários níveis de escolaridade, partindo da Educação básica e alcançando o nível superior, numa trajetória profissional que contempla o Ensino público e Ensino privado. Atualizando a cada dia as oportunidades de reflexões à cerca das culturas,das desigualdades e do crescimento que envolvem os pares. Incluir éacreditar, incentivar e oportunizar o aprendizado. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Cultura (UNIGRANRIO). E-mail:nadia.mattos@unigranrio.edu.br.

 

Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis, da Universidade do Grande Rio

Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia (Presencial e EaD). Atua como docente no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Licenciada em Letras - Faculdades Integradas Cruzeiro- SP (FIC/1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC / SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007), com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: Educação, Trabalho e Cultura. Consultora Ad Hoc da FUNADESP, parecerista em periódicos e Conselheira do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense - CEPEMHEd. Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.

Published

2022-04-30

How to Cite

Mattos, N. P. O. ., & Reis, H. M. M. de S. . (2022). INTERDISCIPLINARY DIDACTIC SEQUENCE FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL FOCUS ON CORONA VIRUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1055–1065. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5118