SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM AUTISMO E SINDROME DE ASPERGER NOS TEMPOS ATUAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Eryka Cardoso Magalhães Campello
  • Ione Paula da Silva
  • Fernanda Alves da Silva
  • Vitória Sabrina Alves Rodrigues
  • Angelo Almeida
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3101

Palavras-chave:

Autismo. Asperger. Interação social. Seletividade Alimentar.

Resumo

Introdução: A Seletividade Alimentar caracteriza-se: pelo pouco apetite, recusa alimentar e desinteresse pelo alimento. Essa condição apresenta-se com maior frequência na primeira fase da infância, a fase da introdução alimentar onde é marcada por grande parte do desenvolvimento, podendo ser perceptível tanto em crianças Típicas quanto Atípicas. Em crianças com Autismo e Síndrome de Asperger esse distúrbio também é frequentemente associado a dificuldade de processamento sensorial, que inclui excesso ou falta de sensibilidade a estímulos sensoriais no meio ambiente. Destaca-se a recusa de alimentos com base na textura, cor, cheiro, marca, forma e gosto, podendo desencadear deficiências nutricionais e no aumento do peso, uma vez que os alimentos ricos em açucares e gorduras são os menos rejeitados no quadro de seletividade alimentar. Objetivo: Analisar as dificuldades encontradas no processo da alimentação das crianças com Autismo e Síndrome de Asperger e Investigar os fatores associados através dos dados registrados na literatura. Metodologia: Para a construção deste trabalho foi realizada uma revisão de literatura dos últimos cinco anos buscando a reflexão sobre as dificuldades no processo de alimentação das crianças com TEA e Asperger. Resultados: Crianças que apresentam seletividade alimentar faz necessário do suporte alimentar na introdução, estimulação adequada, identificação de alimentos, na modificação das características sensoriais dos alimentos, disponibilidade de utensílios alimentares adequados, no estímulo do meio ambiente e a incorporação de intervenções comportamentais. Considerações finais: Durante o estudo foi possível analisar a importância do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar no qual o nutricionista tem um papel fundamental, considerando a intervenção nutricional uma das alternativas de tratamento para esse transtorno.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Campello, E. C. M. ., Silva, I. P. da ., Silva, F. A. da ., Rodrigues, V. S. A. ., Almeida, A. ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM AUTISMO E SINDROME DE ASPERGER NOS TEMPOS ATUAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 713–727. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3101