A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FILOSOFIA PAUTADA NA EPISTEMI DIALÉTICA DO SABER

Authors

  • Leonardo Moraes Armesto UNIESP
  • Thabata Roberto Alonso Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3064

Keywords:

Philosophy. Teaching-Learning. Dialectics. Epistemology. Know.

Abstract

The teaching of philosophy is the product of a series of discussions that reach the most varied spheres of society, as it instigates the search for a way to frame a philosophical condition that subsidizes the environment and the way in which we live. Generally speaking, if for some the understanding of aspects of philosophy is essential for the notion of the world and relationships between peers or between human beings and the environment, for others (mistakenly) it is perceived as a distorted form of intelligence and citizenship demonstration. The ladder sets the philosophy as a curricular discipline and standard of living, in a trivialized and little utilitarian way, in a disregarded reflective approach to life. To this end, this study aims to analyze challenges and fragments of everyday life, where the fast-paced capital and urban way of life and the establishment of consumption patterns are representative in terms of the little dedication to self-knowledge and the allowance to pioneer the idea of philosophical use.

Author Biographies

Leonardo Moraes Armesto, UNIESP

Mestrado em Bioengenharia pela UNIESP-Universidade Brasil, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na instituição de ensino Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Pós-Graduação "Extensão" em Ene Renováveis, pela Politécnica Universidad de Madrid e em Astrofísica pela Universidade de Santa Catarina. Especialista em Arquitetura, Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis. Especialização em Filosofia e História da Ciência, bem como em Ensino de Astronomia. Desenvolve pesquisas da área sustentável, física aplicada, biotecnologia, neurociência e educação. Empresário, Palestrante, Assessor e Consultor em assuntos de planejamento estratégico, além de desenvolver manuais institucionais técnicos corporativos e engajamento em empresas do terceiro setor. E-mail: engenheiro.larmesto@gmail.com.

Thabata Roberto Alonso, Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada

Professora em cursos de graduação e pós-graduação no modelo semi-presencial e 100% EaD. Mentora na Universidade Brasileira de Tecnologia Avançada. Formação pedagógica em química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolveu como co-autora o projeto de pesquisa na tipologia de ensaio clínico duplo-cego randomizado na Universidade do Algarve em Portugal em parceria com o Hospital Particular do Algarve e a Universidade Federal de São Paulo, publicado em revista institucional em 2016. Professora de farmacologia na escola técnica Skinline (2018 até o presente). Especialização na modalidade Residência Multiprofissional na área de Farmácia Hospitalar e Clínica pela Universidade Federal de São Paulo e estágio internacional na Universidade do Algarve - Farmácia do Hospital Particular do Algarve. (2014 - 2016) Atuou com farmácia clínica em Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Traumato-Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP. Especialização na modalidade extensão de Gestão Financeira. Especialização na modalidade MBA em Auditoria e Faturamento de Farmácia Hospitalar e Medicamentos. Aprimoramento profissional em Vigilância Sanitária e Saúde Pública no Instituto Adolfo Lutz. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Santa Cecília. E-mail: thabata.farma@gmail.com.

Published

2021-11-30

How to Cite

Armesto, L. M. ., & Alonso, T. R. . (2021). A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FILOSOFIA PAUTADA NA EPISTEMI DIALÉTICA DO SABER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 149–158. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3064