INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ricardo Rosal dos Santos URCA
  • Ingrid Tuany Alves da Costa URCA
  • Tatyane Diniz Freire URCA
  • Claudiane Alves dos Santos URCA
  • Larissa da Silva de Lacerda URCA
  • Livia Maria Ferreira Alencar URCA
  • Míria Thercia França Fernandes URCA
  • Maria Talita de Lucena URCA
  • Patrícia Pereira Tavares de Alcantara URCA
  • Caio César Vieira Rocha URCA
  • Karine Thiers Leitão Lima URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29977

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Extensão Universitária.

Resumo

Este artigo buscou discutir a importância do desenvolvimento de ações de extensão universitária desde o início da graduação em Medicina, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e para a aproximação entre universidade e sociedade. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de três ações de extensão realizadas por discentes do terceiro semestre do curso de Medicina. As atividades foram desenvolvidas em diferentes espaços da comunidade e compreenderam a realização de testes rápidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a distribuição de folder informativo em ambiente escolar e a produção e disponibilização de vídeo educativo, por meio de QR Code, sobre a prevenção do pé diabético. As ações possibilitaram aos estudantes vivenciar atividades de educação em saúde e de promoção da saúde, aproximando os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico das necessidades da comunidade. Concluiu-se que as experiências desenvolvidas demonstraram a relevância do contato precoce entre universitários e sociedade, contribuindo para a formação médica e para o fortalecimento da Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Rosal dos Santos, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ingrid Tuany Alves da Costa, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Tatyane Diniz Freire, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Claudiane Alves dos Santos, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Larissa da Silva de Lacerda, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Livia Maria Ferreira Alencar, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Míria Thercia França Fernandes, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Maria Talita de Lucena, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Patrícia Pereira Tavares de Alcantara, URCA

Doutora em Saúde da Família pela Fiocruz/ RENASF, Professora efetiva da URCA.

Caio César Vieira Rocha, URCA

Mestrado em Química biológica (área de concentração: Farmacologia) – URCA, Professor do curso de Odontologia da Uninassau - Juazeiro do Norte, Formado em Odontologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – Unileão. 

Karine Thiers Leitão Lima, URCA

Doutora em Bioquímica, Professora Orientadora – URCA. 

Downloads

Publicado

2026-09-02

Como Citar

Santos, R. R. dos, Costa, I. T. A. da, Freire, T. D., Santos, C. A. dos, Lacerda, L. da S. de, Alencar, L. M. F., … Lima, K. T. L. (2026). INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29977