ILLICIT DRUG USE DURING PREGNANCY AND ITS REPERCUSSIONS IN THE FIRST MONTHS OF THE BABY'S LIFE: A SCOPING REVIEW

Authors

  • Allana Rayane Saraiva de Medeiros Centro Universitário IESB
  • Marina Dias da Silva Centro Universitário IESB
  • Izabella Araújo Morais Centro Universitário IESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22946

Keywords:

Drogas ilícitas. Gestação. Bebê recém-nascido.

Abstract

Introdução: Estudos contemporâneos apontam que o uso de drogas ilícitas durante a gravidez está associado a complicações materno-fetais significativas e ao aumento da morbimortalidade perinatal. Objetivo: Compreender os efeitos do consumo de substâncias ilícitas durante a gestação na saúde materna e no desenvolvimento do bebê, à luz das novas evidências. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo da literatura, realizada entre abril e outubro de 2025, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), U.S. National Library of Medicine (PUBMED/NLM) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via BVS, utilizando descritores em Ciência da Saúde (DeCs): drogas ilícitas, gestação, recém-nascido. Como fonte complementar, foi consultado um documento institucional publicado no website do Ministério da Cidadania. Resultados: Foram localizados 481 artigos e documentos institucionais. Destes, seguindo critérios rigorosos de atualização, resultou em uma amostra final composta por 15 artigos de alta relevância (2021-2025) e 1 documento institucional. Considerações finais: Os estudos analisados indicam que o consumo de drogas ilícitas apresenta efeitos negativos sobre o desenvolvimento neurológico fetal. Ressalta-se a mudança de paradigma na enfermagem com a adoção de modelos centrados na funcionalidade (Eat, Sleep, Console), contribuindo para a redução de danos e para a proteção da saúde materno-infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Allana Rayane Saraiva de Medeiros, Centro Universitário IESB

Técnica de enfermagem e graduanda de enfermagem Centro Universitário Iesb.

Marina Dias da Silva, Centro Universitário IESB

Técnica em Vigilância em Saúde (IFG). Graduanda de enfermagem Centro Universitário Iesb.

Izabella Araújo Morais, Centro Universitário IESB

Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS (2013). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (Residência Uniprofissional) pela ESCS, realizado na Secretaria de Estado do Distrito Federal - SES/DF, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte - HRAN (2016). Mestrado pela Universidade de Brasília - UNB, no Programa de Ciências e Tecnologias em Saúde (2023). Pós-graduada em Gestão em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública - ESP (2024). Professora/Orientadora: Centro Universitário Iesb.

Published

2025-11-29

How to Cite

Medeiros, A. R. S. de, Silva, M. D. da, & Morais, I. A. (2025). ILLICIT DRUG USE DURING PREGNANCY AND ITS REPERCUSSIONS IN THE FIRST MONTHS OF THE BABY’S LIFE: A SCOPING REVIEW. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9290–9304. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22946