GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21218

Keywords:

Gamificação. Educação de base. Aprendizagem.

Abstract

Este artigo discute as características das aulas gamificadas e como elas podem ser inseridas no contexto da educação básica. A gamificação é um novo conceito, decorrente das novas tecnologias associadas à educação. A partir desse novo conceito, o professor pode utilizar os conceitos de jogos, utilizados na internet, no cotidiano de trabalho em sala de aula. Quando se lê o termo gamificação, ele é inicialmente associado à necessidade de computadores, smartphones e outros hardwares ligados à tecnologia, mas a gamificação traz um conceito amplo que pode ser utilizado em diferentes contextos de ensino. O objetivo geral da pesquisa, portanto, é apresentar o conceito de gamificação e como ele pode ser utilizado nas aulas da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, que analisou a temática em questão a partir do material produzido e publicado no Brasil. A pesquisa conclui que a gamificação é uma proposta de trabalho eficaz e interessante na Educação Básica, capaz de trazer benefícios significativos para a aprendizagem das crianças nessa fase da escolarização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elias Gonçalves de Andrade, UNINQ 

Graduado licenciatura em Pedagogia; História.  Especialização em Psicopedagogia, Clínica e Institucional; especialização em Supervisão, Orientação e Gestão escolar com ênfase em psicologia educacional e História e Geografia. Mestrando em Educação pela UNINQ.

Eliana Maria da Silva, UNINQ

Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização em Informática na Educação e experiência em Coordenação Pedagógica e Gestão de Recursos Humanos. Mestrando em Educação pela UNINQ.

Divina Carla Alves Dia

Graduação Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-Graduação Lato Sensu Análises Clínicas, com carga horária de 450 horas; Pós-Graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão e Orientação Educacional.

Ludmila Cassia de Almeida Pereira

Ciências Biológicas Pedagogia Pós-graduação: Gestão, Supervisão, Orientação com Ênfase em Psicologia.

Dinorah Krieger Gonçalves

Orientadora Prof.ª Educação

Published

2025-09-24

How to Cite

Andrade, E. G. de, Silva, E. M. da, Dia, D. C. A., Pereira, L. C. de A., & Gonçalves, D. K. (2025). GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3268–3282. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21218