EVALUATION: A CONSTANT PRACTICE THAT HELPS IN LEARNING IN THE LITERACY PROCESS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20818

Keywords:

Evaluation. Learning. Literacy-Literacy.

Abstract

O processo de avaliação no desenvolvimento da criança no geral ocorre nos seus primeiros anos de vida no ambiente escolar, onde a criança inicia seu primeiro ciclo na educação infantil tendo seu primeiro contato de forma lúdica com as letras (vogais e as consoantes), com os números e questões relacionadas à Natureza/Sociedade. Após essa primeira etapa a criança passa por um processo de transição e mudanças com relação aos novos desafios que a mesma irá enfrentar nas series iniciais, iniciando a introdução da alfabetização e letramento. Entendesse que os processos avaliativos estão sendo aplicados para somar junto ao aluno com o propósito da construção de aprendizagem do mesmo, em qualquer fase que ele esteja buscando sempre uma melhoria contínua do educando. A utilização da avaliação no processo do desenvolvimento na alfabetização nas series iniciais auxilia na escrita, na leitura e na compreensão facilitando melhor o aprendizado para o aluno, sendo assim, são através dos processos de avaliação que o educador conseguiu entender e elaborar melhores estratégias para que o aluno tenha melhor entendimento, tornando-se assim esse aprendizado algo mais prazeroso. Com isso, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de avaliação durante a prática de ensino e aprendizagem na construção e desenvolvimento do aluno no período de alfabetização. A utilização da avaliação de fato contribui para o crescimento e desenvolvimento do aluno e aprimora também o trabalho do corpo docente, onde ambos estão sendo avaliados constantemente. Dessa forma, conclui-se que o trabalho traz uma reflexão da importância da aplicação das avaliações nas series iniciais exigindo dedicação por parte do professor e do aluno, contribuindo assim para uma melhor prática avaliativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zélia Maria de Lima Silva, UNIFACOL

Graduada pela universidade Vale do Acaraú UVA. Especialização em psicopedagogia pela UNIFACOL. Centro Universitário Facol.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Psicopedagoga pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins-FACOL. Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School título reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL. Doutora em Ciências da educação pela Christian Business School, título reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

PhD in Biology from UFPE. Coordinator of the Educational Sciences Course of Christian Business School.

Published

2025-08-23

How to Cite

Silva, Z. M. de L., Silva, R. I. P. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). EVALUATION: A CONSTANT PRACTICE THAT HELPS IN LEARNING IN THE LITERACY PROCESS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2646–2660. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20818