GEOGRAPHIC DELIVERY: A TRIP AROUND THE WORLD THROUGH GEOTECHNOLOGIES AS INSTRUMENTS TO HELP IN TEACHING GEOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15008Keywords:
Geographic education. Geotechnologies. Hybrid teaching.Abstract
INTRODUÇÃO: O ensino de geografia atual está cercado de discussões acerca de ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa perspectiva, o “Delivery Geográfico” surge como resposta à necessidade de trazer mecanismos para desenvolver cada vez mais a autonomia dos alunos e os transformando em sujeitos pesquisadores e construtores de conhecimento, dando-lhes a capacidade de compreender o mundo ao seu redor. OBJETIVO: Promover no ensino a inserção das geotecnologias e ferramentas digitais que contribua no desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, possibilitando o aluno a construir autonomia como um sujeito que busca, pesquisa e elabora conhecimento para a compreensão do mundo e do lugar ao qual está inserido. METODOLOGIA: O método utilizado está baseado na pesquisa-ação-participativa, onde as pessoas são envolvidas coletivamente a fim de esclarecer e elevar o nível de conhecimento desses grupos. Tal metodologia objetiva divulgar e conscientizar os alunos sobre a importância da construção de um projeto de vida, com a finalidade de assegurar uma educação humanizada e tecnológica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluindo esta abordagem que rompe com o ensino engessado e que está totalmente enraizado na educação brasileira, observa-se que tal iniciativa promove integração entre estudantes através das geotecnologias, aplicativos e o próprio pensamento do indivíduo. Dessa forma, a tecnologia aliada ao ensino mostrou-se uma ferramenta poderosa para unir e engajar, contribuindo para que os alunos possam enfrentar os desafios do século XXI.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY