GEOGRAPHIC DELIVERY: A TRIP AROUND THE WORLD THROUGH GEOTECHNOLOGIES AS INSTRUMENTS TO HELP IN TEACHING GEOGRAPHY

Authors

  • Lucimar Barbosa Pereira Matos Christian Business University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15008

Keywords:

Geographic education. Geotechnologies. Hybrid teaching.

Abstract

INTRODUÇÃO: O ensino de geografia atual está cercado de discussões acerca de ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa perspectiva, o “Delivery Geográfico” surge como resposta à necessidade de trazer mecanismos para desenvolver cada vez mais a autonomia dos alunos e os transformando em sujeitos pesquisadores e construtores de conhecimento, dando-lhes a capacidade de compreender o mundo ao seu redor. OBJETIVO: Promover no ensino a inserção das geotecnologias e ferramentas digitais que contribua no desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, possibilitando o aluno a construir autonomia como um sujeito que busca, pesquisa e elabora conhecimento para a compreensão do mundo e do lugar ao qual está inserido. METODOLOGIA: O método utilizado está baseado na pesquisa-ação-participativa, onde as pessoas são envolvidas coletivamente a fim de esclarecer e elevar o nível de conhecimento desses grupos. Tal metodologia objetiva divulgar e conscientizar os alunos sobre a importância da construção de um projeto de vida, com a finalidade de assegurar uma educação humanizada e tecnológica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluindo esta abordagem que rompe com o ensino engessado e que está totalmente enraizado na educação brasileira, observa-se que tal iniciativa promove integração entre estudantes através das geotecnologias, aplicativos e o próprio pensamento do indivíduo. Dessa forma, a tecnologia aliada ao ensino mostrou-se uma ferramenta poderosa para unir e engajar, contribuindo para que os alunos possam enfrentar os desafios do século XXI.

Author Biography

Lucimar Barbosa Pereira Matos, Christian Business University

Mestrando pela Christian Business University. Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela UEPB. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia/UNINTER.  Licenciatura em Geografia pela UVA.  Licenciatura em Pedagogia pela UEPB.  Currículo Lattes: //lattes.cnpq.br/8779651478886840.

 

Published

2024-07-26

How to Cite

Matos, L. B. P. (2024). GEOGRAPHIC DELIVERY: A TRIP AROUND THE WORLD THROUGH GEOTECHNOLOGIES AS INSTRUMENTS TO HELP IN TEACHING GEOGRAPHY. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2960–2965. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15008