EFEITO DA SAÍDA TEMPORÁRIA NA SOCIEDADE: RESSOCIALIZAÇÃO OU INSEGURANÇA PÚBLICA?

Autores

  • Fagunes Nascimento de Jesus Faculdade de Ilhéus
  • Taiana Levinne Carneiro Cordeiro Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14216

Palavras-chave:

Insegurança pública. Ressocialização. Saída Temporária. Lei de Execução Penal.

Resumo

Este artigo buscou analisar o benefício da saída temporária e identificar se os seus resultados práticos têm apontado para um efetivo processo de ressocialização de presos ou, diversamente, para o fomento da insegurança pública no Brasil. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em uma revisão sistemática da literatura, com foco em artigos e estudos que abordam os principais eixos temáticos desse trabalho – isto é, segurança pública, ressocialização e saída temporária (conforme a LEP); e em um método de análise indutivo, o qual possibilitou tecer considerações finais a respeito do dilema da saída temporária entre a ressocialização e a (in)segurança pública proposta no tema, objetivo geral deste trabalho. Assim, entre os resultados encontrados, verificou-se que, devido aos problemas da superlotação carcerária e as consequentes deficiências das medidas do processo de ressocialização, são recorrentes os casos de fuga e de prática de novos crimes por detentos beneficiados com a saída temporária; evidencias estas que geram impunidade, perpetuam o crime e fomentam a sensação de insegurança da população. Por fim, sugeriu-se a necessidade de reformulação do instituto, referenciando a Nova Lei 14.843/24, com o escopo de que sejam sanadas as deficiências que ora desvirtuam tão importante medida.

Biografia do Autor

Fagunes Nascimento de Jesus, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Taiana Levinne Carneiro Cordeiro, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. Especialista em Direito Processual, Faculdade Anhanguera. 

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Jesus, F. N. de, & Cordeiro, T. L. C. (2024). EFEITO DA SAÍDA TEMPORÁRIA NA SOCIEDADE: RESSOCIALIZAÇÃO OU INSEGURANÇA PÚBLICA?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4098–4115. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14216