A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE AFETIVO NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA

Autores

  • Maria Raimunda Ribeiro da Silva Brunner University -Florida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13843

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Discentes com deficiência. Professores. Afetividade.

Resumo

O processo da inclusão de discentes com deficiência ou necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular tem gerado contribuições e consequências para a atuação do professor. Uma das consequências é que a falta de preparo dos professores, tem causado um esgotamento de energia, pois não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Assim, realizou-se um estudo de campo, através da aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre o tema em pauta. Fez-se uso de tais ferramentas no intuito de construir um trabalho que elucide de fato a realidade da Educação Inclusiva, essa que surge como uma necessidade fundamental no cenário contemporâneo. Para tanto, se discorreu sobre as concepções e epistemologias que abarcam as definições das práticas educativa, pedagógica e docente, sob a direção alguns estudiososOliveira (2003), Sousa e Prieto (2002), Romero (2006), ue encenam a temática pedagógica, especificando o contexto elucidativo que trata do trabalho realizado frente à Educação Inclusiva. Conclui-se, portanto, que há a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de Educação Inclusiva, bem como a atuação profissional em consonância com estas, privilegiando com isso, a efetivação dos direitos previstos nas legislações de ordem global. As reflexões expostas pelos sujeitos possibilitaram considerar que as atuais políticas inclusivas têm sido incipientes, necessitando de medidas urgentes frequentes a atuação do educador face ao contexto da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Maria Raimunda Ribeiro da Silva, Brunner University -Florida

Doutora em Educação pela Emil Brunner University -Florida – USA. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. 

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Silva, M. R. R. da. (2024). A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE AFETIVO NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 286–298. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13843