POWERFUL STRATEGIES FOR IMPROVING IDEB

Authors

  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School
  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13788

Keywords:

Municipal School Gilberto Lex. IDEB. Active methodology. Project-based pedagogy.

Abstract

This research focused on the Municipal School Gilberto Lex in Tabumã, São Paulo, as a success case in IDEB indicators and evaluated the strategies the school developed that may have led to the improvement of its indexes in the state and also in the country. Through research with school data and public websites, we verified that this educational institution adopted active methodology, especially project-based pedagogy in its practices, breaking with traditional teaching methodology. The student then became the protagonist of their learning, which may have led to increased learning and, as a result, improved indicators.

Author Biographies

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (2023), Flórida/ E.U.A.
Mestre (Ms) em Educação pela Universidad Europea del Atlântico Especializado em Formação de Professores (2023).Cursou o Ensino de 2º Grau (1979); Concluiu o Curso Normal(2005), Licenciada em Pedagogia(2002); Geografia(2024), Letras (2023) Artes Visuais(2023) e Educação Especial (2023)
Pós Graduada “Lato Sensu” em: Neuroaprendizagem (2016); Literatura Brasileira(2015); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância(2014); Alfabetização e Linguagem(2014); Educação para as Relações Étnico-Raciais(2013); Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar(2012); Educação infantil(2012); Psicomotricidade(2008); Alfabetização e Educação Infantil Inclusiva(2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional(2005); Interdisciplinaridade e Transversalidade em Educação: Um Projeto em Construção (2003); Altas Habilidades ou Superdotação (2019); Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica(2022); Avaliação no Contexto Escolar (2022); Educação Ambiental(2022) e Literatura Infantil(2022). Extensão em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010).

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em TECNOLOGIA (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - UNEATLANTICO e pela UNICID/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela UNICID/ SP (2010), Especialista em FORMAÇÃO EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela FACEMINAS (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

Published

2024-04-29

How to Cite

Labs, A. V. M., Gimiliani, T. E., & Coutinho, D. J. G. (2024). POWERFUL STRATEGIES FOR IMPROVING IDEB. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1516–1526. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13788