TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM APORTE DO GEOGEBRA NA PASSAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA A GEOMETRIA ESPACIAL

Authors

  • Renata Teófilo de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE
  • Italândia Ferreira de Azevedo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE
  • Francisco Daniel Souza de Lima Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177

Keywords:

Didactic Transposition. Plane Geometry.Spatial Geometry. GeoGebra.

Abstract

This work presents a methodological proposal to make the didactic transposition feasible in what concerns the teaching of Flat and Spatial Geometry, in view of the need for knowledge of this subject for the National High School Examination (ENEM). The objective of this paper is to present the development of a didactic sequence for the development of the geometric perception of students in the transfer of plane geometry to Space with the contribution of GeoGebra software. For the organization of this work, a qualitative research, of the exploratory type was adopted as methodology, where a didactic sequence was elaborated with a view to providing an activity that would trigger the geometric visualization in the transition from flat to spatial geometry. We conclude that GeoGebra provided support for working with geometric visualization and perception in the proposed didactic sequence, which highlights its added value for this research. In this way, it is expected to contribute with the mathematics teacher with respect to an approach that combines technology, didactic transposition and Geometry, with the potential to leverage the student's geometric reasoning, living up to what is sought to develop in school curricula

Author Biographies

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5507-2691. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática - UVA, Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará - UFC. Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar - UniAmérica. Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. E-mail: rtsnaty@gmail.com.

Italândia Ferreira de Azevedo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4684-5397. Mestre em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Professora da rede estadual de ensino do Ceará – EEEP Joaquim Moreira de Sousa. E-mail: italandiag@gmail.com.

Francisco Daniel Souza de Lima, Universidade Federal do Ceará- UFC

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2575-8857. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Integrante do grupo de estudo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA, UFC. Professor do curso de GeoGebra na modalidade à distância Universidade Estadual do Paraná. E-mail: danielufc.souza@gmail.com.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará- IFCE

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3710-1561. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-ArticlesE-mail: fregis@ifce.edu.br.

Published

2021-05-31

How to Cite

Sousa, R. T. de ., Azevedo, I. F. de ., Lima, F. D. S. de ., & Alves, F. R. V. . (2021). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM APORTE DO GEOGEBRA NA PASSAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA A GEOMETRIA ESPACIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 106–124. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177