ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA ECO-EVO-DEVO EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2014 - 2024)

Autores

  • Graciela Marques Suterio Unipampa
  • Raquel Ruppenthal Unipampa
  • Edward Frederico Castro Pessano Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31064

Palavras-chave:

Síntese Estendida, Revisão bibliográfica, Ensino do evolucionismo biológico

Resumo

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica de análise qualitativa do tipo temática. O objetivo foi analisar a produção acadêmica brasileira dos últimos dez anos, sobre o ensino da Evolução Biológica na perspectiva da Síntese Estendida e da Eco-Evo-Devo, com o intuito de mapear a produção acadêmica acessada nos bancos de dados livres, para entender quais aspectos e dimensões estão sendo destacados e ou privilegiados. Tratou-se de inventariar a produção para conhecer as lacunas do conhecimento. No total, foram avaliadas dezessete produções acadêmicas, sendo oito dissertações, sete teses e dois artigos. Os trabalhos foram reunidos em duas principais temáticas: educação e epistemologia. Os resultados mostram que o principal sub foco temático é a formação de professores, visto que há desafios à implementação na prática docente da abordagem contemporânea, acentuada pela falta de materiais didáticos e de políticas públicas que orientem e incentivem a inclusão nos currículos de licenciaturas.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graciela Marques Suterio, Unipampa

    Doutoranda do PPG Educação em Ciências (PPGECi -Unipampa). Unipampa.

  • Raquel Ruppenthal, Unipampa

    Coorientadora. Doutora em Educação em Ciências na  Unipampa. Unipampa. 

  • Edward Frederico Castro Pessano, Unipampa

    Orientador. Doutor em Educação em Ciências da Unipampa. Unipampa. 

Downloads

Publicado

2026-10-14

Como Citar

Suterio, G. M., Ruppenthal, R., & Pessano, E. F. C. (2026). ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA ECO-EVO-DEVO EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (2014 - 2024). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31064

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.