A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ANDRAGOGIA

Autores

  • José Fernandes Ramos Oliveira Universidad Europea del Atlántico, Espanha
  • Andressa Rayane Maria Almeida da Mota Universidade de Pernambuco-UPE
  • Filipe Rinaldo Menezes Silva Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6181

Palavras-chave:

Andragogia. EAD. Tutor. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a percepção acerca do aprendizado dos adultos na Educação a Distância, fundamentada na Andragogia, levando em consideração a importância do papel docente do professor/tutor. A Andragogia aparece como uma orientação para educação de adultos, sendo referência de utilidade para o presente, no entanto não se contrapõe aos princípios da pedagogia. Visto que a Andragogia é a ciência que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de alunos de maior idade e tem como base a vivência e motivação desses alunos, ela favorece, como instrumento, o sucesso a EAD. Essa ciência tem sido inserida no sistema educacional, conduto carece ser ampliada. À vista disso, neste artigo, será feito uma revisão bibliográfica de natureza analítica pretendendo uma melhor compressão do assunto. Os resultados da pesquisa do censo da ABED, em 2018, confirmam que a maioria dos alunos, que estudam totalmente a distância, estão compreendidos entre as faixas etárias de 26 a 30 anos (39,3%) e 31 a 40 anos (37%), que juntas compões 76,3% dos alunos (CENSO EAD BR, 2018).  Assim, a andragogia apresenta-se como uma proposta para educação de adultos, por ser um modelo de aplicabilidade universal e contemporâneo não se contrapondo a pedagogia.

Biografia do Autor

José Fernandes Ramos Oliveira, Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Mestrando em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Joaquim Nabuco Licenciatura em História pela Faculdade Educamais e Teologia pelo Centro Universitário Internacional. É especialista em Gestão Comercial e Pessoas pela Escola Superior de Marketing (FAMAESM), em Tutoria em Educação a Distância pelo Faculdade São Luís e Gestão Estratégia de Marketing pela Facuminas. Graduando em geografia. Pernambuco, Brasil. E-mail: Jf0585@hotmail.com.

Andressa Rayane Maria Almeida da Mota, Universidade de Pernambuco-UPE

Graduada em história pela Universidade de Pernambuco-UPE. Pernambuco, Brasil. E-mail: motaandressa08@gmail.com.

Filipe Rinaldo Menezes Silva, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Graduado em história pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e graduação em pedagogia pela Faculdade Educamais. Pernambuco, Brasil. E-mail: filipe.rinaldo2@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Oliveira, J. F. R. ., Mota, A. R. M. A. da ., & Silva, F. R. M. . (2022). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ANDRAGOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 225–235. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6181