A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ANDRAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6181Palavras-chave:
Andragogia. EAD. Tutor. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a percepção acerca do aprendizado dos adultos na Educação a Distância, fundamentada na Andragogia, levando em consideração a importância do papel docente do professor/tutor. A Andragogia aparece como uma orientação para educação de adultos, sendo referência de utilidade para o presente, no entanto não se contrapõe aos princípios da pedagogia. Visto que a Andragogia é a ciência que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de alunos de maior idade e tem como base a vivência e motivação desses alunos, ela favorece, como instrumento, o sucesso a EAD. Essa ciência tem sido inserida no sistema educacional, conduto carece ser ampliada. À vista disso, neste artigo, será feito uma revisão bibliográfica de natureza analítica pretendendo uma melhor compressão do assunto. Os resultados da pesquisa do censo da ABED, em 2018, confirmam que a maioria dos alunos, que estudam totalmente a distância, estão compreendidos entre as faixas etárias de 26 a 30 anos (39,3%) e 31 a 40 anos (37%), que juntas compões 76,3% dos alunos (CENSO EAD BR, 2018). Assim, a andragogia apresenta-se como uma proposta para educação de adultos, por ser um modelo de aplicabilidade universal e contemporâneo não se contrapondo a pedagogia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY