PREVALÊNCIA DE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL, PERFIL METABÓLICO MATERNO E RISCOS PERINATAIS EM GESTANTES ATENDIDAS NO PRÉ-NATAL EM CASCAVEL (2023-2025)

Autores

  • Lorena Lavagnoli Ravagnani FAG
  • Marise Vilas Boas Pescador FAG
  • Beatriz Novais Silva FAG
  • Camila Lima Barbato FAG
  • Franklin Celso Zys FAG
  • Karoline Cabral Neres Fiorio FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29775

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Gestacional. Prevalência. Perfil metabólico.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), caracterizar o perfil metabólico materno e identificar riscos perinatais em gestantes atendidas no pré-natal do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP), em Cascavel, no período de 2023 a 2025. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, retrospectiva e documental, desenvolvida por meio da análise de prontuários médicos. Foram avaliados 4.429 registros, dos quais 668 apresentaram diagnóstico de DMG, correspondendo a uma prevalência de 15,1%. Entre as gestantes diagnosticadas, observou-se idade média de 29,3 anos e índice de massa corporal médio de 33,6 kg/m². A glicemia de jejum apresentou média de 102 mg/dL, enquanto o teste oral de tolerância à glicose apresentou média de 175 mg/dL. As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão arterial crônica (18,4%), hipotireoidismo (16,2%) e transtorno de ansiedade generalizada (9,1%). Em relação ao tratamento, 84% das pacientes utilizaram insulina NPH. Entre os desfechos perinatais, destacaram-se polidrâmnio (4,2%) e recém-nascidos grandes para a idade gestacional (4,2%). Os achados evidenciaram elevada prevalência de DMG, associada a alterações metabólicas maternas, presença de comorbidades clínicas e desfechos perinatais relevantes.

99 41

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lorena Lavagnoli Ravagnani, FAG

    Discente do curso Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

  • Marise Vilas Boas Pescador, FAG

    Orientador. Docente do curso Medicina de graduação Centro Universitário Assis Gurgacz.

  • Beatriz Novais Silva, FAG

    Discente do curso Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). 

  • Camila Lima Barbato, FAG

    Discente do curso Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

  • Franklin Celso Zys, FAG

    Discente do curso Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). 

  • Karoline Cabral Neres Fiorio, FAG

    Discente do curso Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

Downloads

Publicado

2026-09-11

Como Citar

Ravagnani, L. L., Pescador, M. V. B., Silva, B. N., Barbato, C. L., Zys, F. C., & Fiorio, K. C. N. (2026). PREVALÊNCIA DE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL, PERFIL METABÓLICO MATERNO E RISCOS PERINATAIS EM GESTANTES ATENDIDAS NO PRÉ-NATAL EM CASCAVEL (2023-2025). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(9), 1-10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29775