INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO REGISTRADAS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL, 2020-2023

Autores

  • Júlia Ribeiro Campos Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Marise Vilas Boas Pescador Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20220

Palavras-chave:

Malformação. Congênita. Paraná.

Resumo

As malformações congênitas do aparelho circulatório são anomalias estruturais do coração e dos vasos sanguíneos que ocorrem durante o desenvolvimento fetal. Estas condições representam uma significativa causa de mortalidade infantil e podem resultar em graves problemas de saúde ao longo da vida. No Brasil, o monitoramento dessas malformações é crucial para a elaboração de políticas públicas de saúde e intervenções preventivas. O Estado do Paraná possui um sistema robusto de vigilância de nascimentos e malformações, permitindo a análise detalhada da incidência dessas condições. Este estudo teve como objetivo analisar a incidência das malformações congênitas do aparelho circulatório no Paraná durante o período de 2020 a 2023. Foram registrados 523 casos em uma população de 569.538 nascidos vivos, com leve prevalência em indivíduos do sexo feminino. As cidades com maior número de casos foram Londrina, Curitiba e Maringá. Observou-se maior concentração de casos na faixa etária materna de 25 a 34 anos. A incidência aumentou de 8,33 para 11,21 por 10.000 nascidos vivos entre 2020 e 2023.



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Biografia do Autor

Júlia Ribeiro Campos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de medicina pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Marise Vilas Boas Pescador, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica endocrinologista e orientadora do curso de medicina pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Campos, J. R., & Pescador, M. V. B. (2025). INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO REGISTRADAS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL, 2020-2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2339–2345. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20220