A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR RELACIONADA A OBESIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Júlia Wagner Klein Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Marise Vilas Boas Pescador Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15105

Palavras-chave:

Obesidade infantil. Família. Crianças.

Resumo

A obesidade infantil é considerada um problema de saúde pública e uma epidemia global, que vem se tornando cada vez mais prevalente e afetando cada vez mais crianças. Incontáveis fatores contribuem para o desenvolvimento dessa doença, sendo um forte fator o ambiente familiar. A influência do ambiente familiar na obesidade infantil vem se tornando um forte objeto de pesquisa em diversas áreas, com objetivo de compreender como a interação familiar, hábitos alimentares, estilo de vida da criança e dos pais podem influenciar no peso dessas crianças. Esta revisão sistemática teve por objetivo promover uma análise abrangente de estudos realizados sobre esse tema, e a complexidade em relação à influência do núcleo familiar na obesidade infantil. Ademais, demonstrar que a presença de genitores com hábitos alimentares inadequados, a depressão, a ansiedade, assim como os tipos de alimentos disponíveis tem grande impacto na construção de um ambiente que influencia as crianças.

Biografia do Autor

Júlia Wagner Klein, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de medicina, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Marise Vilas Boas Pescador, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Orientadora e Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

 

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Klein, J. W., & Pescador, M. V. B. (2024). A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR RELACIONADA A OBESIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2843–2852. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15105