PANORAMA DA CIRURGIA CARDIOVASCULAR DO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL - 2019 A 2022, DEPOIS DA REATIVAÇÃO DO SERVIÇO EM 2019 E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Tatiana Maia Jorge de Ulhôa Barbosa niversidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ricardo Barros Corso Fundação Universidade Estadual de Londrina
  • Diogo Assis Souza University Center of Brasília image/svg+xml
  • Fiorella Jamilé Bazán Gonzales Unesp

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29547

Palavras-chave:

Cirurgia cardiovascular. Revascularização do miocárdio. Infecção pós-operatória. Hipertensão arterial. COVID-19.

Resumo

Este artigo analisou, de forma retrospectiva, o perfil demográfico, clínico e cirúrgico de 188 pacientes submetidos a cirurgias cardiovasculares no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) entre outubro de 2019 e dezembro de 2022, período que engloba a reativação do serviço e a pandemia de COVID-19. Os dados, extraídos de prontuários eletrônicos, foram tratados por meio de estatística descritiva e dos testes do qui-quadrado e de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. A amostra revelou predomínio do sexo masculino (64,4%), idade média de 58,5 anos entre os homens e alta prevalência de hipertensão arterial sistêmica (81,4%), dislipidemia (47,9%) e tabagismo (41,0%). A revascularização do miocárdio respondeu por 62,2% dos procedimentos, a taxa de reoperação foi de 6,4%, a incidência de infecção pós-operatória alcançou 27,6% e a mortalidade perioperatória situou-se em 1,6%, com tempo médio de internação de 41,5 dias. A infecção associou-se a internações significativamente mais longas (p = 0,0001). Conclui-se que, apesar da complexidade dos casos, os desfechos cirúrgicos mantiveram-se compatíveis com padrões internacionais, restando como prioridade o aprimoramento dos protocolos de controle de infecção e do manejo perioperatório.

52 21

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Maia Jorge de Ulhôa Barbosa, niversidade Federal do Triângulo Mineiro

    Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital de Base do Distrito Federal, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Hospital de Base do Distrito Federal. 

  • Ricardo Barros Corso, Fundação Universidade Estadual de Londrina

    Fundação Universidade Estadual de Londrina – FUEL, Professor em Centro Universitário UNIEURO -DF. Médico Assistente em Hospital de Base do Distrito Federal. 

  • Diogo Assis Souza, University Center of Brasília

    Residente de Cirurgia Cardiovascular. Formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Atua em Hospital de Base do Distrito Federal .

  • Fiorella Jamilé Bazán Gonzales, Unesp

    Residente de Cirurgia Cardíaca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Downloads

Publicado

2026-08-28

Como Citar

Barbosa, T. M. J. de U., Corso, R. B., Souza, D. A., & Gonzales, F. J. B. (2026). PANORAMA DA CIRURGIA CARDIOVASCULAR DO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL - 2019 A 2022, DEPOIS DA REATIVAÇÃO DO SERVIÇO EM 2019 E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(8). https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29547

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.