INTERVENÇÕES BASEADAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA GÊMEOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA E IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS INDIVIDUALIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28905

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Gêmeos. Análise do Comportamento Aplicada. Educação Especial. Intervenção individualizada.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido investigado em diferentes áreas do conhecimento, incluindo genética, psicologia, educação e saúde. Em estudos envolvendo gêmeos, a literatura se concentra predominantemente em aspectos genéticos, hereditários e etiológicos do transtorno, havendo menor sistematização de pesquisas voltadas à intervenção e ao planejamento educacional individualizado. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar artigos científicos que investigaram intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com participantes gêmeos diagnosticados com TEA, discutindo suas implicações para práticas educacionais individualizadas. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura conduzida a partir de procedimentos sistematizados de busca, seleção e extração de dados, com base em critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Os resultados indicaram escassez de publicações que abordassem especificamente intervenções em ABA com gêmeos com TEA. Os estudos localizados sugerem que, mesmo quando submetidos a procedimentos semelhantes, irmãos gêmeos podem apresentar diferenças relevantes em seus repertórios iniciais, no desempenho durante a intervenção e nas habilidades desenvolvidas ao longo do processo. Esses achados reforçam a importância da avaliação individualizada, da descrição precisa dos procedimentos de ensino e do planejamento de intervenções sensíveis às características de cada indivíduo. Conclui-se que a produção científica sobre TEA e gemelaridade, em relação a uma prática mais individualizada ainda é incipiente, indicando a necessidade de novos estudos que investiguem os efeitos de intervenções comportamentais e suas contribuições para a Educação Especial.

159 30

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuela Melo Santana, UFSCar

    Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

  • Isabella Lopes Mioto, UFSCar

    Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

  • Gabriela Esteves Lopes, UFSCar

    Doutora em Psicologia e professora de pós-graduação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/ Instituição de ensino: Instituto Continuum.

  • André Luiz Ferreira, UFSCar

    Doutor em Psicologia e professor de pós-graduação, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

     

Downloads

Publicado

2026-07-21

Como Citar

Santana, M. M., Mioto, I. L., Lopes, G. E., & Ferreira, A. L. (2026). INTERVENÇÕES BASEADAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA GÊMEOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA E IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS INDIVIDUALIZADAS . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-19. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28905

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.