INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28558

Palavras-chave:

Educação Especial. Estratégias de Inclusão. Autismo.

Resumo

A inclusão de crianças autistas na educação infantil requer não apenas a adaptação das metodologias de ensino, mas também a sensibilização e formação contínua dos educadores sob a ótica do modelo social, juntamente com a criação de um ambiente escolar que seja acolhedor e estimulante. Apesar dos normativos existentes, ainda se percebe que a inclusão não se efetiva de forma mais atuante nas escolas de nosso país, bem como existe a ausência de profissionais preparados para atender a esse público. Diante desse contexto o presente artigo teve como objetivo discorrer a respeito da lacuna na compreensão do autismo sob a ótica da neurodiversidade e medidas de inclusão no ambiente escolar. O tema se torna relevante de ser discutido por se tratar de uma realidade para a prática docente. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Os teóricos que subsidiaram as discussões e reflexões expostas no trabalho foram: Monteiro (2024); Cordeiro (2017); Santos (2018); Portella (2022) entre outros. Este trabalho almeja incitar reflexões acerca da relevância da inclusão de crianças autistas na educação infantil, bem como os desafios que os educadores enfrentam. Ademais, procura-se evidenciar de que maneira as práticas docentes podem facilitar a efetivação da inclusão, transformando a educação em um ambiente de autêntica acolhimento e valorização das diferenças.

171 44

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Socorro Primo Lima, Christian Business School

    Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School-CBS, Assistente Social pelo Hospital Universitário da UFAL.

  • Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

    Ph.D. Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Psicopedagoga, Pedagoga, Analista do Comportamento Aplicada, Especialista em Escrita Acadêmica Avançada, Professora do Ensino Superior e professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2026-07-08

Como Citar

Lima, M. S. P., & Silva, R. I. P. da. (2026). INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28558

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50