DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Elaine Gaiva Leal Faculdade Afirmativo
  • Lucilene Mendes dos Santos Faculdade São Braz
  • Marcilene Costa Monteiro Faculdade São Braz
  • Maria Aparecida da Silva Oliveira Centro Universitário Faveni
  • Maria Cristina Pinheiro da Silva Faculdade de Educação de Tangará da Serra
  • Marlene Venuti de Souza Monteiro Centro Universitário Faveni
  • Michelly Rondon de Oliveira Faculdade UNINA
  • Rosemar Morais Catellan Garcia UNEMAT
  • Vaneide da Silva Christian Business School
  • Victoria Maria Vitorino de Santi UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21968

Palavras-chave:

Inclusão. Autismo. Educação Especial. Estratégias Pedagógicas.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto muito presente na atualidade e que faz jus a sua importância em ser discutida para que haja uma ruptura do preconceito e da desinformação, assim também promovendo sua inclusão. Esta pesquisa objetiva analisar as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar destes alunos no ensino regular, assim como buscar-se de estratégias de ensino que os auxiliem nesse processo e desenvolver simultaneamente o desdobramento da inclusão escolar no Brasil. A pesquisa se caracteriza de caráter qualitativa e descritiva, respaldada em revisão bibliográfica de obras voltadas ao tema. Os resultados nos remetem a necessidade de formações docentes especificas, de um maior material de apoio e o uso de diferentes estratégias pedagógicas que permitam explorar as individualidades de cada um para uma inclusão realmente eficaz. Conclui-se desta forma que o processo de inclusão dos alunos com autismo é de suma importância, e que precisa ser vista de forma ampla que realmente possibilite um processo de inclusão com equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gaiva Leal, Faculdade Afirmativo

Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Afirmativo.

Lucilene Mendes dos Santos, Faculdade São Braz

Educação Infantil - Práticas na sala de aula - Faculdade São Braz.

Marcilene Costa Monteiro, Faculdade São Braz

Pós-graduação em Literatura Infantil - Faculdade São Braz. 

Maria Aparecida da Silva Oliveira, Centro Universitário Faveni

Pós- graduação em Psicopedagogia e Educação infantil – Centro Universitário Faveni.

Maria Cristina Pinheiro da Silva, Faculdade de Educação de Tangará da Serra

Pós-graduação em Psicopedagogia - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Marlene Venuti de Souza Monteiro, Centro Universitário Faveni

Pós- graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial, Centro Universitário Faveni.

Michelly Rondon de Oliveira, Faculdade UNINA

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento- Faculdade UNINA. 

Rosemar Morais Catellan Garcia, UNEMAT

Mestre em Educação- UNEMAT. 

Vaneide da Silva, Christian Business School

Mestre em Ciência da Educação - Christian Business School. 

Victoria Maria Vitorino de Santi, UNEMAT

Mestranda pelo Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Unemat. 

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Leal, E. G., Santos, L. M. dos, Monteiro, M. C., Oliveira, M. A. da S., Silva, M. C. P. da, Monteiro, M. V. de S., … Santi, V. M. V. de. (2025). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2382–2391. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21968