ANÁLISE SOBRE A CANÇÃO DE ROLANDO E COMO ESSA FONTE HISTÓRICA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE IDADE MÉDIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Thomás Ricardo Silva Pereira Universidade de Pernambuco image/svg+xml
  • Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino UNIFAFIRE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26905

Palavras-chave:

Ensino de Medievo. Cruzadas. Canção de Rolando.

Resumo

Esse comentário pretende analisar os benefícios de se ensinar História e, mais especificamente, a Idade Média utilizando uma metodologia inovadora para com as crianças brasileiras: a análise crítica sobre fontes históricas, que visam explorar as opiniões explícitas e implícitas de diferentes personagens do período medieval sobre as experiências que vivenciaram e torná-las mais próximas dos estudantes. Como exemplo de fonte histórica a ser explorada, A Canção de Rolando, um poema da época das Cruzadas, período marcado por guerras tanto físicas quanto idealizadas entre cristãos e muçulmanos, passará por uma contextualização e uma investigação a fim que as suas informações possam ser aproveitadas para a avaliação do período histórico em que foi composta.

157 47

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thomás Ricardo Silva Pereira, Universidade de Pernambuco

    Mestrando em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Professor de História da Escola Coração de Estudante, Recife-PE. 

  • Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino, UNIFAFIRE

    Pós-graduada em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE). Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA). Formada em Recursos Humanos pela Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda FACOTTUR.

Downloads

Publicado

2026-06-22

Como Citar

Pereira, T. R. S., & Cursino, M. I. de O. M. (2026). ANÁLISE SOBRE A CANÇÃO DE ROLANDO E COMO ESSA FONTE HISTÓRICA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE IDADE MÉDIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.26905

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.