GÊNERO E PSICOLOGIA: A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES TRANSEXUAIS E AS TRAVESTIS, NO BRASIL

Autores

  • Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino Faculdade Frassinetti do Recife –  FAFIRE
  • Carlos Antonio de Sá Marinho Centro Universitário da Vitória de Santo Antão
  • Carlos Henrique Resende Freire Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife- FICR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9606

Palavras-chave:

Violência contra as mulheres transexuais. Violência contra as travestis. Violência contra pessoas trans.

Resumo

O presente trabalho é de cunho qualitativo, pois se baseia em estudos bibliográficos, já apresentados para a comunidade acadêmica. Tem como principal objetivo abordar sobre as mulheres transexuais e as travestis no Brasil. De forma objetiva e não patologizadora, busca levar o leitor a se aproximar e a ter uma inclinação para refletir sobre: identidade de gênero, a violência para com as mulheres transexuais e as travestis no Brasil, e o papel da psicologia no compromisso social com as pessoas trans. Desta forma, pode contribuir, para com a comunidade acadêmica, ao ressaltar a importância da reflexão sobre questões que focam na percepção de ser e se expressar no mundo. O presente artigo se divide em quatro seções: Breve relato a respeito dos estudos sobre sexo e gênero; Pessoas trans; As violências contra as mulheres transexuais e as travestis, no Brasil; Papel da psicologia no compromisso social com as pessoas trans e travestis.

Biografia do Autor

Marília Isabela de Oliveira Maciel Cursino, Faculdade Frassinetti do Recife –  FAFIRE

Graduada em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA,  e Especializanda em Avaliação Psicológica pela Faculdade Frassinetti do Recife –  FAFIRE.  

Carlos Antonio de Sá Marinho, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão

Psicólogo, especialista em educação,  docente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão. 

Carlos Henrique Resende Freire, Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife- FICR

Mestre em Psicologia pela UFPE, atualmente professor do curso de psicologia da FICR. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Cursino, M. I. de O. M., Marinho, C. A. de S., & Freire, C. H. R. (2023). GÊNERO E PSICOLOGIA: A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES TRANSEXUAIS E AS TRAVESTIS, NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 304–320. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9606