IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE DE MULHERES ADOLESCENTES NO PERÍODO DE GRAVIDEZ: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Régison Carlos Pereira da Silva Centro Universitário Santo Agostinho
  • Giselly Lima Queiroz Centro Universitário Santo Agostinho
  • Tatiana Maria Melo Guimarães Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16589

Palavras-chave:

Violência. Adolescentes. Gravidez. Saúde. Violência.

Resumo

Introdução: O impacto da violência na saúde das mulheres adolescentes é uma questão de grande importância e complexidade. A violência refere-se a qualquer forma de abuso, discriminação ou desrespeito. Quando essa violência é direcionada a mulheres adolescentes, as consequências podem ser especialmente graves, esses impactos podem ter consequências de longo prazo para a saúde das adolescentes, afetando sua autoestima, confiança no sistema de saúde e até mesmo suas futuras decisões reprodutivas. Objetivos: Analisar a partir de evidências científicas quais os impactos da violência na saúde de mulheres adolescentes no período de gravidez. Métodos: Foi utilizado como método a revisão integrativa da literatura sendo que a busca foi realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde), IBECS (Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud), BDENF e MEDLINE, acessada via BVS., sem delimitação temporal, contemplando estudos completos a partir de dados primários que atendam a questão de pesquisa. A coleta foi realizada em julho/agosto de 2024, seguindo critérios de elegibilidade. Resultados Esperados: espera-se que esse estudo sirva de guia para se combater e mitigar os problemas gerados pela violência a que as mulheres adolescentes grávidas estão expostas, uma vez que a  violência contra essas pessoas tem consequências duradouras e multifacetadas.

Biografia do Autor

Régison Carlos Pereira da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmico de enfermagem. Centro Universitário Santo Agostinho. 

Giselly Lima Queiroz, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica de enfermagem. Centro Universitário Santo Agostinho.

Tatiana Maria Melo Guimarães, Centro Universitário Santo Agostinho

Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho- UNIFSA. Mestre em Enfermagem-UFPI. Especialista em Enfermagem Obstétrica e em Acupuntura.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Silva, R. C. P. da, Queiroz, G. L., & Guimarães, T. M. M. (2024). IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE DE MULHERES ADOLESCENTES NO PERÍODO DE GRAVIDEZ: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1733–1745. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16589