A CRIMINALIZAÇÃO DA PEDOFILIA EM CONTEXTO EVOLUTIVO: ANÁLISE JURÍDICO-HISTÓRICA E OS NOVOS DESAFIOS DA ERA DIGITAL

Autores

  • Mariana Rodrigues Benfica UNITINS
  • Tarsis Barreto Oliveira UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22491

Palavras-chave:

Criminologia. Era digital. Ordenamento jurídico brasileiro. Pedofilia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo uma análise jurídico-histórica do processo de criminalização das condutas relacionadas à pedofilia, traçando a evolução da proteção legal conferida a crianças e adolescentes contra a violência sexual. O objetivo central é examinar de que modo o ordenamento jurídico brasileiro – com base no Código Penal de 1940, no Estatuto da Criança e do Adolescente e em legislações específicas – tipifica e sanciona tais atos, estabelecendo uma clara distinção entre a conduta criminosa e o transtorno mental relacionado. O estudo aprofunda os complexos desafios emergentes na era digital, cenário em que práticas como o grooming e a pornografia infantil proliferam, agravando a exposição e a vulnerabilidade de menores. Constata-se a imperiosa necessidade de uma abordagem interdisciplinar que articule de modo eficaz a repressão penal, políticas públicas preventivas, a educação digital e o robustecimento dos sistemas de garantia de direitos, visando a um enfrentamento integral do problema, em consonância com os princípios do Estado Democrático de Direito.

317 781

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Rodrigues Benfica, UNITINS

    Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

     

  • Tarsis Barreto Oliveira, UNITINS

    Pós-Doutor em Ciências Criminais pela Universidade de Sorbonne. Doutor e Mestre em Direito pela UFBA. Professor Associado de Direito Penal da Universidade Federal do Tocantins. Professor Adjunto de Direito Penal da Universidade Estadual do Tocantins. Coordenador do Doutorado e Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Benfica, M. R., & Oliveira, T. B. (2025). A CRIMINALIZAÇÃO DA PEDOFILIA EM CONTEXTO EVOLUTIVO: ANÁLISE JURÍDICO-HISTÓRICA E OS NOVOS DESAFIOS DA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(11), 5122-5134. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22491

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.