PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE SUCESSÃO NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA HERANÇA DIGITAL

Autores

  • Maria de Lourdes Mendes Mota UNIFSA
  • Ana Leticia Anarelli Rosati Leonel UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19308

Palavras-chave:

Herança Digital. Sucessão. Direitos da personalidade.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a ausência de regulamentação específica sobre a herança digital no ordenamento jurídico brasileiro e suas implicações no Direito das Sucessões. Com o crescente uso de tecnologias e a valorização dos bens digitais — como contas em redes sociais, arquivos armazenados em nuvem, senhas, e ativos virtuais — surgem novos desafios jurídicos quanto à sua destinação após a morte do titular. A pesquisa parte do seguinte problema: de que forma o Direito das Sucessões pode garantir a transmissão dos bens digitais, diante da lacuna legislativa? Para responder a essa questão, adotou-se o método dedutivo, com base em revisão bibliográfica e análise doutrinária e jurisprudencial. O estudo aponta que, mesmo na ausência de legislação específica, é possível aplicar os princípios gerais do Direito Sucessório e os direitos da personalidade para reconhecer a importância dos bens digitais na sucessão, cabendo ao testamento e à interpretação judicial um papel central nesse processo. O estudo também reforça a necessidade de uma normatização clara e atualizada sobre o tema, a fim de garantir segurança jurídica e respeito à vontade do falecido.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Mendes Mota, UNIFSA

Bacharelanda em Direito no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Ana Leticia Anarelli Rosati Leonel, UNIFSA

Professora e Orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Professora e Orientadora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2025-05-17

Como Citar

Mota, M. de L. M., & Leonel, A. L. A. R. (2025). PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE SUCESSÃO NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA HERANÇA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4178–4189. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19308