A PRESERVAÇÃO DAS PROVAS NA INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS: DESAFIOS DA CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL

Autores

  • Ana Carolina de Souza Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Tarsis Barreto Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22103

Palavras-chave:

Crimes cibernéticos. Cadeia de Custódia Digital. Preservação das provas.

Resumo

O presente artigo científico possui como escopo analisar os principais desafios relacionados à preservação das provas em crimes cibernéticos, tendo em vista a crescente inserção do meio digital no cotidiano da sociedade. A cadeia de custódia, enquanto conjunto de procedimentos destinados a assegurar a integridade da prova, exige ainda maior cautela no meio digital, uma vez que os elementos presentes nesse ambiente são marcados pela volatilidade. Dessa maneira, a aplicação rigorosa da cadeia de custódia se mostra indispensável para a credibilidade do material encontrado. Apesar de existirem fontes normativas infralegais que fornecem padrões aplicáveis ao sistema da cadeia de custódia, o ordenamento jurídico brasileiro ainda carece de uma regulamentação específica. Realizou-se pesquisa bibliográfica, consistente no levantamento e na revisão de produções acadêmicas, científicas e literárias já existentes acerca do tema em questão. A partir das informações obtidas, foi conduzida uma reflexão voltada a identificar as fragilidades, os avanços e as perspectivas da preservação de provas digitais frente à aplicação da cadeia de custódia.

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Souza Barros, Universidade Federal do Tocantins

Discente do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins.

Tarsis Barreto Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Docente do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins.

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Publicado

2025-11-11

Como Citar

Barros, A. C. de S., & Oliveira, T. B. (2025). A PRESERVAÇÃO DAS PROVAS NA INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS: DESAFIOS DA CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2537–2554. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22103