ATUALIDADES EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA: BENEFÍCIOS, RISCOS E SUAS APLICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18301

Palavras-chave:

Reprodução humana. Fertilização in vitro. Maternidade.

Resumo

Introdução: A Reprodução Humana Assistida é um conjunto de técnicas que ajudam mulheres a aumentarem as suas chances de engravidar ou mesmo adiar a maternidade. Nela, inclui todo processo reprodutivo ajudado pela medicina e que envolva a manipulação “in vitro” de óvulo, espermatozóides e embriões, com o propósito de estabelecer uma gravidez. Objetivos: Apresentar abordagens sobre a Reprodução Humana Assistida, identificar técnicas e analisar suas aplicações. Métodos: Realizou-se um levantamento bibliográfico em diferentes bases de dados através de palavras-chave. Discussão: Apresentação das técnicas de Reprodução Humana Assistida, suas recomendações e vantagens e desvantagens. Conclusões: A reprodução assistida está em constante crescimento devido aos avanços científicos e tecnológicos. É essencial estabelecer um vínculo médico-paciente para esclarecer os riscos e benefícios e garantir a melhor decisão para quem busca essa opção. A reprodução assistida possibilita que casais e mulheres construam uma família quando não podem fazê-lo naturalmente, impulsionando o progresso da sociedade e permitindo a realização do desejo de ser mãe.

1288 1436

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Paulo da Costa Cavalcante, Universidade Iguaçu

    Acadêmico do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Nilton Montes Paixão Risso Filho, Universidade Iguaçu

    Acadêmico do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Pedro Vicente Soares, Universidade Iguaçu

    Acadêmico do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence Domingues, Universidade Iguaçu

    Acadêmica do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

    Interno do curso de graduação em medicina da Universidade Iguaçu (UNIG); Enfermeiro; Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF).

  • Maicon Vagner Fiorentino e Silva, Universidade Iguaçu

    Médico pela Universidade Iguaçu (UNIG). Especialista em medicina intensiva pela AMIB-RQE: 246278. Preceptor de medicina intensive na Universidade Iguaçu; Pós-graduando em Cuidados Paliativos.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Cavalcante, J. P. da C., Risso Filho, N. M. P., Soares, P. V., Domingues, P. C. de S. S. B. P., Ribeiro, W. A., & Silva, M. V. F. e. (2025). ATUALIDADES EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA: BENEFÍCIOS, RISCOS E SUAS APLICAÇÕES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(3), 468-479. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18301

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.