AÇÕES EDUCATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CUIDADO ESPIRITUAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO

Autores

  • Maria Fabiana Silva dos Santos Centro Universitário Santa Maria
  • Layanne Kelly Estrela Lima UNIFSM
  • Katarina Rolim da Silva Faculdade São Francisco da Paraíba
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17587

Palavras-chave:

Espiritualidade. Cuidados de enfermagem. Paciente crítico.

Resumo

Objetivo desse estudo é analisar as ações educativas como espaços de produção do cuidado para a ressignificação da dimensão espiritual ofertada pela equipe de enfermagem ao paciente crítico. Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa, realizada entre agosto e outubro de 2024, com análise de estudos das bases SciELO, BDENF e MEDLINE. Os critérios de inclusão abrangeram publicações gratuitas, em português ou inglês, de 2019 a 2024, com descritores “Espiritualidade”, “Cuidados de enfermagem” e “Paciente crítico”. Excluíram-se monografias, relatórios e dissertações. Os dados foram encontrados por leitura integral dos estudos, organizados em quadros e análises descritivamente, com destaque para objetivos, resultados e descobertas principais. Os resultados foram apresentados de forma concisa, priorizando a clareza. O cuidado espiritual na enfermagem enfrenta desafios, como a falta de clareza conceitual sobre espiritualidade e religiosidade e lacunas na formação acadêmica. Embora o tema seja abordado de forma limitada nas disciplinas, a sua relevância é destacada no enfrentamento de situações graves e no sofrimento do sofrimento. A prática requer uma abordagem holística, habilidades de comunicação e planejamento multidisciplinar. Contudo, barreiras como tabus e ausência de instrumentos adequados comprometem a assistência, reforçando a necessidade de capacitação para promover um cuidado mais humanizado e eficaz.

309 248

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Fabiana Silva dos Santos, Centro Universitário Santa Maria

    Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

  • Layanne Kelly Estrela Lima, UNIFSM

    Enfermeira, Pós-Graduanda de Urgência e Emergência e UTI, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.

  • Katarina Rolim da Silva, Faculdade São Francisco da Paraíba

    Graduada em enfermagem, FASP-PB Faculdade São Francisco da Paraíba.

  • Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

    Doutora, Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

  • Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

    Enfermeira formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

  • Maria Raquel Antunes Casimiro, UFCG

    Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, Especialista em Urgência Emergência e UTI, Preceptoria no SUS, Docência no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Santos, M. F. S. dos, Lima, L. K. E., Silva, K. R. da, Quental, O. B. de, Oliveira, G. S., & Casimiro, M. R. A. (2024). AÇÕES EDUCATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CUIDADO ESPIRITUAL PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 3049-3064. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17587

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.