A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO

Autores

  • Daniel Dantas da Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Jéssica Alves Moreira Centro Universitário Santa Maria
  • Kyara Dayse de Souza Pires Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Thais Alves Bezerra Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17636

Palavras-chave:

Paciente Crítico. Paciente. Cuidados de Enfermagem. Cuidado Centrado no Paciente. Sistematização de Condutas de Enfermagem.

Resumo

Introdução: A enfermagem tem por objetivo cuidar de forma humana das situações enfrentadas no seu dia-a-dia, sendo assim, os profissionais devem se atentar a diversos cuidados, principalmente em pacientes críticos, onde apresentam um prognóstico incerto, já que o mesmo mostra um quadro clínico bem delicado. Sendo assim os profissionais de enfermagem ali presentes são fundamentais nos critérios de cuidados tal qual a intermediação com os familiares demonstrando empatia pelo próximo em situações que muitas das vezes a família não consegue ser tão presente. Objetivo: compreender a atuação do profissional de enfermagem no cuidado ao paciente crítico através de uma revisão de literatura Metodologia: Tratou-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa cuja pergunta norteadora foi: Quais são os principais desafios enfrentados pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente crítico, quais estratégias são adotadas para superá-los e como essas práticas impactam a qualidade assistencial oferecida? Sendo realizado uma busca nas bases de dados SCIELO, Medline e foram utilizados descritores cadastrados no DeCS. Os Critérios de inclusão utilizados para a seleção dos artigos foram: Artigos publicados entre 2018 e 2024; Artigos em português, inglês e espanhol publicados em periódicos nacionais e internacionais; e estudos completos. Os critérios de exclusão consideraram: artigos duplicados; teses, dissertações e monografias. Resultados: A amostra final desta revisão foi constituída por 8 artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Espera-se que os profissionais de enfermagem possam de forma mútua trazer para aqueles que necessitam de cuidados mais empatia e humanidade. Conclusão: É essencial que a enfermagem desempenhe seu papel profissional com conhecimento e para além disso com respeito ao próximo já que muitas das vezes é através dos mesmo que encontra-se acolhimento em meio a tantas situações enfrentadas.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Dantas da Silva, Centro Universitário Santa Maria

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Jéssica Alves Moreira, Centro Universitário Santa Maria

Orientadora.

Kyara Dayse de Souza Pires, Centro Universitário Santa Maria

Coorientadora.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Coorientadora. Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - Docente no Centro Universitário Santa Maria.

Thais Alves Bezerra, Centro Universitário Santa Maria

Concluindo graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria. 

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Silva, D. D. da, Moreira, J. A., Pires, K. D. de S., Souza, A. C. de, & Bezerra, T. A. (2024). A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3174–3183. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17636