ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

  • Daiana Pereira Dias Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21372

Palavras-chave:

Assistência de Enfermagem. Cuidados Paliativos. Oncologia.

Resumo

Introdução: O câncer, uma doença crônica e agressiva, pode causar dor, sofrimento e impactar profundamente pacientes e familiares. Como nem todos os casos são passíveis de cura, os cuidados paliativos tornam-se essenciais para promover o bem-estar, aliviando o sofrimento físico, psicológico e espiritual dos pacientes e seus familiares, por meio de uma abordagem multidisciplinar. A enfermagem desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte empático e competente, além de ajudar na ressignificação da vida do paciente. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A questão definida para este estudo foi: como a assistência de enfermagem poderia ser fornecida ao paciente com câncer em cuidados paliativos? A coleta de dados foi realizada utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e buscou fontes científicas específicas, como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: assistência de enfermagem; cuidados paliativos; oncologia. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2025. Os critérios de inclusão englobaram artigos completos, publicados em português ou inglês, entre 2020 e 2025. Foram excluídos estudos duplicados, relatos de experiência, revisões, resumos de eventos e materiais que não estavam relacionados à questão norteadora ou ao tema da pesquisa. Os descritores foram combinados utilizando o operador booleano AND. A coleta envolveu a leitura integral dos artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Após a leitura, os dados extraídos foram organizados em quadros ou tabelas para facilitar a visualização e discussão, sendo confrontados com a literatura existente.. Resultados e discussões: A assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos deve ser integral e humanizada, visando reduzir o sofrimento físico, emocional e social do paciente. O enfermeiro atua na detecção precoce de sinais, manejo de sintomas e administração de terapias, garantindo segurança e conforto. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) permite planejamento, execução e avaliação contínua do cuidado de forma ética e personalizada. A atuação multiprofissional integrada contribui para planos de cuidado abrangentes, promovendo qualidade de vida e redução do sofrimento. A presença de um enfermeiro qualificado é essencial para um cuidado baseado em evidências, sensível, inclusivo e centrado no paciente. Conclusão: A assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos é essencial para garantir cuidado humanizado, integral e baseado em evidências, promovendo conforto, dignidade e qualidade de vida ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Pereira Dias, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo centro universitário Santa Maria.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Dias, D. P., Medeiros, R. L. S. F. M. de, Souza, A. C. de, & Quental, O. B. de. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1375–1383. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21372