HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Gilvânia Francisca Sarmento Matias Centro Universitário Santa Maria
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Thárcio Ruston Oliveira Braga

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17223

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem. Humanização. Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

Introdução: a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor que oferece cuidados de alta complexidade, visando manter a estabilidade da vida e promover a reabilitação da saúde. É um ambiente tecnológico que envolve uma variedade de processos e procedimentos, despertando diferentes emoções nos pacientes e na equipe interdisciplinar. O humanizar na área da saúde está relacionado a uma série de comportamentos, condutas, qualidade assistencial e organização. Nesse contexto, o trabalho da enfermagem é desafiador devido às atividades assistenciais e gerenciais, o que pode resultar em sobrecarga de trabalho e favorecer uma abordagem mais focada na técnica do cuidado. Objetivo: discutir a humanização da assistência de enfermagem, com foco nas práticas em UTI. Metodologia: esse trabalho irá se tratar uma revisão integrativa da literatura, na qual será norteada pela a pergunta: “qual a assistência prestada pelos profissionais de enfermagem para oferecer uma assistência humanizada aos pacientes hospitalizados em unidades de terapias intensivas?”. A busca bibliográfica será realizada utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analyses and Retrieval System On-line (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). As palavras chaves da busca serão os DeCS “Assistência de enfermagem" “Humanização” “Unidade de Terapia Intensiva”, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão para a seleção dos estudos consistirão na disponibilidade do texto completo nos idiomas português, inglês e espanhol, com publicação nos últimos cinco anos e acesso online. Teses, monografias e trabalhos que não se adequem aos objetivos propostos serão excluídos. Após a identificação e execução da busca, os resumos dos artigos selecionados serão analisados e lidos. Em seguida, os dados serão organizados em tabelas e quadros para discussão. Resultados e discussão: Os resultados mostram a importância do acolhimento oferecido pela equipe de terapia intensiva ao paciente. Elementos como a participação dos familiares no processo terapêutico, o respeito à espiritualidade e à fé do paciente e de seus familiares, além de uma comunicação eficaz – seja entre a equipe, entre profissionais de saúde e pacientes, ou entre profissionais e familiares – são fundamentais. No ambiente da unidade de terapia intensiva, a humanização da assistência de enfermagem contribui significativamente para a melhoria da qualidade do tratamento do paciente. Conclusão: Conclui-se que a humanização da assistência de enfermagem na UTI representa uma busca constante pelas práticas que colocam o paciente no centro do cuidado, valorizando sua condição clínica e sua humanidade.

Downloads

Biografia do Autor

Gilvânia Francisca Sarmento Matias, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Ciências da Saúde,Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Thárcio Ruston Oliveira Braga

Enfermagem, Mestre. Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Matias, G. F. S., Quental, O. B. de, Medeiros, R. L. S. F. M. de, & Braga, T. R. O. (2024). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1624–1636. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17223