ANÁLISE DO PERFIL CLÍNICO E MICROBIOLÓGICO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA UTI NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores/as

  • Rodrigo Mitoura Rocha UFMA
  • Rossana Vanessa Dantas de Almeida-Marques UFMA
  • Jorge Soares Lyra UFMA
  • Lise Gabrielle Alves Rodrigues dos Santos UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17594

Palabras clave:

Infecção Hospitalar. Terapia Intensiva. Microbiologia. Medicina Baseada em Evidências.

Resumen

Objetivo: Analisar o perfil clínico e microbiológico dos pacientes que evoluem com infecções associadas à assistência à saúde (IRAS) em uma unidade de terapia intensiva no Nordeste brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo de caráter analítico e transversal realizado com prontuários, antibiogramas e fichas de avaliação clínica compreendidas no período de dezembro de 2018 a dezembro de 2020. Resultados: No total, 471 pacientes foram admitidos e 28 cumpriram diagnóstico para IRAS. Nesses pacientes, a média de idade foi de 60,5 anos, 64,3% eram homens e 86% foram admitidos para avaliação de patologia clínica. O principal motivo de internação hospitalar foi acidente vascular encefálico (32%). Procedimentos invasivos foram realizados em 93% pacientes, com tempo médio de permanência de dispositivo de 30,6 dias. Houve associação estatística entre infecção respiratória e realização de ventilação mecânica (p = 0,001); infecção de trato urinário e cateterismo vesical de demora (p = 0,03). O patógeno mais prevalente em topografia respiratória, urinária e corrente sanguínea foi Pseudomonas aeruginosa. Demonstrou-se que o tempo de permanência em terapia intensiva maior ou igual a 25 dias foi estatisticamente significante com infecção por P. aeruginosa (p = 0,01), resistência a antibioticoterapia com ceftriaxone ou ceftazidime (p = 0,01) e piperacilina-tazobactam (p = 0,04). Conclusão: Pseudomonas aeruginosa foi o principal agente causador de IRAS, com alto perfil de resistência à terapêutica empírica de escolha. Os maiores índices referem-se à pneumonia associada à ventilação mecânica. Terapêuticas de alvo antipseudomonas são fortemente indicadas.

312 170

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Mitoura Rocha, UFMA

    Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.

  • Rossana Vanessa Dantas de Almeida-Marques, UFMA

    Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Imperatriz (MA), Brasil.

  • Jorge Soares Lyra, UFMA

    Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Imperatriz (MA), Brasil. Responsável Técnico pelo CCIH do Hospital das Clínicas de Imperatriz (MA).

  • Lise Gabrielle Alves Rodrigues dos Santos, UFMA

    Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Imperatriz (MA), Brasil.

Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Rocha, R. M., Almeida-Marques, R. V. D. de, Lyra, J. S., & Santos, L. G. A. R. dos. (2024). ANÁLISE DO PERFIL CLÍNICO E MICROBIOLÓGICO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA UTI NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 2871-2890. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17594

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.