LÍMITES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: LA CUESTIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD
https://doi.org/10.29327/211653.6.5.1
Palavras-chave:
Educação. Sustentabilidade. Descolonização.Resumo
A educação tem o requisito de mudar a perspectiva da qual o mundo é entendido. Por isso, é necessário rever a epistemologia fragmentária moderna para que não seja mais a racionalidade hegemônica que dirige os projetos de cultura e formação humana. Alguns autores, como Arendt, analisam esse momento histórico com a incapacidade do julgamento humano de responder a problemas, sendo a crise da educação a dificuldade da instituição escolar em exercer sua função social e enfrentar os desafios que apresenta, incluindo a questão da sustentabilidade. Também com Enrique Leff, um dos acadêmicos mais importantes da sustentabilidade na América Latina, entendemos que a atual crise ambiental é o reflexo e o produto de uma crise civilizatória ocidental causada por suas maneiras de conhecer e agir no mundo. Assim, uma transformação das formas de entender as relações socioambientais também é uma transformação cultural defendida por uma educação crítica e descolonial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY