LÍMITES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: LA CUESTIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD

https://doi.org/10.29327/211653.6.5.1

Autores

  • Andrés Argüello Parra Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia,
  • Adriana Dias de Oliveira Universidad de Évora - Portugal e PUC/ SP

Palavras-chave:

Educação. Sustentabilidade. Descolonização.

Resumo

A educação tem o requisito de mudar a perspectiva da qual o mundo é entendido. Por isso, é necessário rever a epistemologia fragmentária moderna para que não seja mais a racionalidade hegemônica que dirige os projetos de cultura e formação humana. Alguns autores, como Arendt, analisam esse momento histórico com a incapacidade do julgamento humano de responder a problemas, sendo a crise da educação a dificuldade da instituição escolar em exercer sua função social e enfrentar os desafios que apresenta, incluindo a questão da sustentabilidade. Também com Enrique Leff, um dos acadêmicos mais importantes da sustentabilidade na América Latina, entendemos que a atual crise ambiental é o reflexo e o produto de uma crise civilizatória ocidental causada por suas maneiras de conhecer e agir no mundo. Assim, uma transformação das formas de entender as relações socioambientais também é uma transformação cultural defendida por uma educação crítica e descolonial.

Biografia do Autor

Andrés Argüello Parra, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia,

Doctor en Pedagogía y Posdoctorado en Educación, Ciencias Sociales e Interculturalidad. Profesor de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC, Tunja, Colombia.

Adriana Dias de Oliveira, Universidad de Évora - Portugal e PUC/ SP

Doctora en Sociología y Posdoctorada em Educación, Universidad de Évora - Portugal e PUC/ SP - Brasil.

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Argüello Parra, A. ., & Dias de Oliveira, A. . (2020). LÍMITES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: LA CUESTIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD : https://doi.org/10.29327/211653.6.5.1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 01–11. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/99